IAB SÃO PAULO

O Instituto de Arquitetos do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a temas essenciais ao arquiteto, à cultura arquitetônica e urbanística e à sociedade. fundado em 1943, o Departamento de São Paulo (IABsp) promove diversas atividades, como debates, palestras, cursos, oficinas, projeção de filmes, além da premiação e da bienal de arquitetura.

O IABsp se propõe a refletir e debater as questões contemporâneas da arquitetura e do urbanismo. para isso, possui representantes em diversos órgãos colegiados em todo o estado e se manifesta acerca temas em discussão.

Atualmente, o IAB é formado por 26 departamentos em diferentes unidades da federação, que possuem, por sua vez, núcleos locais nos municípios de maior relevância. a atuação da entidade, com influência em praticamente todo o território brasileiro, é liderada pela direção nacional, núcleo responsável pela articulação e pela coordenação dos departamentos, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional.

Por meio da Direção Nacional, o IAB se faz representar nos órgãos da administração federal e se vincula a entidades internacionais, com destaque para a União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído, a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).