newsletter
seminário emergência
climática e cidades
     
     
SEMINÁRIO
EMERGÊNCIA
CLIMÁTICA E
CIDADES


Data: 1º a 3 de agosto de 2023
Horário: 16h às 20h30
Local: IABsp Endereço: Rua Bento Freitas, 306
1º andar - Vila Buarque, São Paulo, SP
Entrada Gratuita 

Inscreva-se em
: https://forms.gle/HKq4k7MQpGknKzfQ8

Assista à transmissão ao vivo em: https://www.youtube.com/iabsp

Acompanhe as novidades em
: https://www.instagram.com/climaecidade/

Veja a programação completa em:
https://www.iabsp.org.br/climaecidade/
  Por meio de trocas de experiências sobre mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças do clima no meio urbano, o I Seminário Emergência Climática e Cidades pretende engajar arquitetos urbanistas e os setores público, privado, não governamental e acadêmico no fortalecimento da agenda climática urbana brasileira.

Depois de décadas de alertas da comunidade científica, hoje já sentimos os impactos do aumento das temperaturas. Tempestades, ondas de calor e enchentes estão mais intensas e frequentes e causam doenças, mortes e remoções nas cidades. O racismo ambiental se aprofunda, já que tais eventos atingem desproporcionalmente a população preta e periférica.

Nesse novo contexto, a pauta ambiental precisa tomar forma na gestão urbana e no pensamento arquitetônico, em desafios como mobilidade, águas, redução de emissões da construção e adaptação do meio construído, em especial dos assentamentos informais. Parte da solução para esses desafios está no resgate da natureza como elemento da infraestrutura urbana, incorporando a função social e ecológica do solo e das águas em uma nova forma de pensar o ambiente construído.
     
     
 
     
terça-feira, 1º de agosto, das 16h às 18h

Na abertura os debatedores trarão um panorama da crise climática e do papel das cidades em seu enfrentamento. Temas como as ações previstas pelo IPCC para as cidades (com foco no Brasil e nas regiões litorâneas), as estratégias de adaptação para as cidades do estudo “Brasil 2040” e a perspectiva do Governo Federal para a adaptação urbana à emergência climática estão entre os assuntos que vão motivar o debate.

Abertura 
Raquel Schenkman - Presidente do IABsp 
Luis Sarmento - Diretor Cultural - IAB-Nacional
Leandro Fontana - Diretor de Relações Institucionais e Parcerias IABsp 
Ana Toni - Secretaria Nacional de Mudança do Clima

Debatedora: Kaísa Isabel da Silva Santos - IABsp
Debatedor: Shigueo Watanabe - GT Clima e Cidade
Debatedora: Maria Fernanda Lemos - PUC-Rio e UCCRN-LA
Debatedor: Fernando Rocha Nogueira - Ministério das Cidades
Mediação: Hannah Arcuschin Machado - GT Clima e Cidade
Relatoria: Luiz Florence - GT Clima e Cidade
Co-relatoria: Renata Moreira
  terça-feira, 1º de agosto, das 18h30 às 20h30

As Mudanças climáticas afetam a todos, mas afetam com mais intensidade as populações que estão à margem da infraestrutura urbana. Seu enfrentamento intersecciona, portanto, as desigualdades e tem forte componente racial. Nesta mesa, os debatedores vão discutir a necessidade de uma adaptação antirracista das cidades frente à emergência climática e as ações de adaptação para moradia em áreas vulnerabilizadas por eventos climáticos extremos, como São Sebastião, no litoral do Estado de São Paulo. A função social e ecológica do solo também orientará o debate.

Debatedora: Gisele Brito - Instituto Peregum
Debatedor: Denis Pacheco - IABsp e Habitat Brasil
Debatedora: Anacláudia Rossbach - Instituto Lincoln de Políticas do Solo
Debatedor: Lucas Nassar- Laboratório da Cidade
Mediação: Amália Santos - IABsp
Relatoria: Leonardo Musumeci - IABsp e GT Clima e Cidade
Co-relatoria: Pedro Rossi - IAB
     
 
     
quarta-feira, 2 de agosto, das 16h às 18h

A governança das águas está entre os desafios mais importantes diante de eventos climáticos extremos no meio urbano. Para discutir o tema, esta mesa centrará o debate sobre o papel das águas como elemento estruturador no ambiente das cidades e sobre as práticas de manejo hídrico no novo contexto do clima. Também abordará as soluções baseadas na natureza e o caso do plano de bairro do Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo.

Debatedora: Laís Avelino - Instituto Alana
Debatedor: Newton Celio Becker de Moura - Universidade Federal do Ceará
Debatedora: Luciana Travassos - UFABC
Mediação: Pedro Roberto Jacobi - ICLEI e IEA-USP
Relatoria: Jordana Alca Barbosa Zola - GT Clima e Cidade
Co-relatoria: Ana Paula Koury - CIAM Clima e INCT Klimapolis
  quarta-feira, 2 de agosto, das 18h30 às 20h30

Tendo em perspectiva o elevado impacto ambiental da construção civil, os debatedores vão discutir: a descarbonização e sustentabilidade dos programas habitacionais; a revisão da lógica linear industrial (reformar, reaproveitar, reutilizar) e a justiça energética; a construção “net zero” e o uso de materiais renováveis. Abordarão, além disso, a resiliência das edificações futuras e o papel das agências e programas de urbanização e habitação de interesse social na promoção da justiça ambiental.

Debatedor: Renato Rocha Salgado - Centro de Tecnologia de Edificações
Debatedora: Ana Belizário – Urbem
Debatedor: Ricardo Karam - Secretaria Nacional de Habitação
Mediação: Luiz Ricardo Florence - GT Clima e Cidade
Relatora: Estela Macedo Alves - GT Clima e Cidade  
Co-relatoria: Marco Artigas
     
 

     
quinta-feira, 3 de agosto, da 16h às 18h

Os transportes respondem por cerca de 20% das emissões de carbono ao redor do globo. A proposta desta mesa é abordar a transição energética do setor, o transporte coletivo e a adaptação dos transportes à emergência climática. Os debatedores também abordarão a conexão entre desenvolvimento fundiário, desenho urbano, mobilidade e racismo ambiental.

Debatedora: Clarisse Cunha Linke - ITDP Brasil
Debatedora: Larissa Amorim - Casa Fluminense
Debatedora: Suzana Kahn Ribeiro - COPPE/UFRJ
Debatedora: Dulce Maria Pereira - Universidade Federal de Ouro Preto
Mediação: Marcel Martin – ICCT
Relatoria: Hannah Arcuschin Machado - GT Clima e Cidade
Co-relatoria: (a confirmar)           
  quinta-feira, 3 de agosto, das 18h30 às 20h30

Para pensar um novo paradigma de produção das cidades, os debatedores vão refletir sobre as iniciativas climáticas de fortalecimento da resiliência urbana e os alinhamentos entre planos diretores e planos de ação climática, a partir do caso de Belo Horizonte. A justiça climática será abordada sob o enfoque da comunicação, diálogo e participação das demandas das periferias para sua adaptação.

Debatedora: Maria Fernandes Caldas - ICLEI e Instituto Lincoln
Debatedora: Mateus Braga Silva dos Santos - ONU-Habitat
Debatedora: Laura Ceneviva - Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Debatedora: Amanda Costa - Perifa Sustentável
Mediação: Estela Macedo Alves - GT Clima e Cidade Relator: Luiz Florence - GT Clima e Cidade
Relatoria: Luiz Florence - GT Clima e Cidade
Co-relatoria: Adrielly Oliveira Carneiro - FAU-USP
     
     
O seminário é uma correalização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, por meio de seu Grupo de Trabalho Clima e Cidade, e da Escola da Cidade.

Instituto Clima e Sociedade, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP, Instituto Lincoln de Políticas de Solo e Fundo Casa Sócioambiental apoiam o evento.

São parceiros o IAB-DN, 23 Sul, Centro de Tecnologia e Edificações – CTE, FAU-USP, FGV Cidades, FAU Mackenzie, Habitat para a Humanidade Brasil, ICLEI, Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, Instituto Alana, Instituto Zerocem, MIT-Brazil, ONU Habitat, UCCRN-LA, UFABC e Urbem.
  Sobre o GT Clima e Cidade O Grupo de Trabalho

Emergência Climática e Cidades do IABsp atua para fomentar a discussão urgente sobre as ações necessárias na práxis urbana para mitigar os impactos dos eventos climáticos extremos. Com esse objetivo, o GT promove o debate das estratégias de adaptação e práticas mitigadoras das emissões de gases de efeito estufa das áreas urbanas no Brasil. Esse debate tem como base a justiça climática, pois são as populações mais vulneráveis as mais atingidas pelos eventos climáticos extremos.

Os membros do GT Clima e Cidade são: Estela Alves, Hannah Arcuschin Machado, Kaísa Isabel Santos, Joyce Reis, Jordana Zola, Leandro Fontana, Luiz Florence, Marcel Martin, Leonardo Musumeci, Shigueo Watanabe.

Fale conosco: emergenciaclimatica@iabsp.org.br