CONCURSO PAVILHÃO DO BRASIL NA EXPO OSAKA

APRESENTAÇÃO

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil apresenta aos profissionais de Arquitetura e Expografia, Edital do Concurso Público para a seleção de Projeto de Arquitetura e Expografia visando à construção do Pavilhão do Brasil na próxima edição da Exposição Universal, a ser realizada de 13 de abril a 13 de outubro de 2025 em Osaka, no Japão.

Com quase dois séculos de tradição, as Exposições Universais são atualmente realizadas a cada cinco anos. Voltadas a informar, a entreter e mesmo a surpreender o público visitante, as Expos são os maiores eventos do mundo. Têm como sua maior atração os pavilhões nacionais construídos pelos países participantes. Nesses pavilhões, além do espaço expositivo – onde se procura trabalhar a relação dos países com os temas centrais do evento – há também locais para atividades culturais, gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento.

O tema central da Expo Osaka é “Designing Future Society for Our Lives”, havendo ainda três subtemas: “Saving Lives”, “Empowering Lives” e “Connecting Lives”, que dividem geograficamente o parque de exposições. O Pavilhão do Brasil estará localizado no distrito “Empowering Lives”.

Desde a Expo Xangai 2010, a ApexBrasil recebe do governo brasileiro a missão de liderar a participação do País nesses eventos, que contribuem para a promoção das exportações brasileiras e para a atração de investimentos externos. A participação nas Expos exige longo ciclo de preparação e envolve múltiplos atores da sociedade, do empresariado e do governo brasileiros, convertendo-se em verdadeiro projeto de Estado.

Os êxitos obtidos na promoção de concurso para a seleção de projetos de Arquitetura e Expografia dos pavilhões do Brasil nas Expos de Milão 2015 e Dubai 2020 tornam natural a repetição da parceria entre a ApexBrasil e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para a Expo Osaka 2025. Entende-se que a seleção desse tipo de projeto por meio de concurso público combina qualidades essenciais: ao mesmo tempo em que democratiza o acesso e oferece transparência ao processo seletivo, produz resultados que honram a tradição brasileira de levar o melhor de sua arquitetura para representar o País nas Expos.

O termo de referência, o edital e os demais documentos que compõem a base deste certame congregam a expertise da ApexBrasil na liderança da participação brasileira e na gestão de nossos pavilhões nas Expos recentes com a centenária experiência do IAB na organização de concursos, que nos ofereceram obras como o pavilhão de Lucio Costa e Oscar Niemeyer na Expo de 1939 em Nova York ou como a nossa Capital-Patrimônio da Humanidade, Brasília.

Em parceria com o IAB, a ApexBrasil promove este concurso com a certeza de que o projeto selecionado pelo júri como vencedor honrará nossas tradições e contribuirá para o alcance dos objetivos almejados.

CRONOGRAMA

Etapa 1 Inscrições
03.10 a 07.11.2022: Inscrições

Etapa 2 Consultas e Respostas
04.10 a 04.11.2022: Recebimento das Consultas
10.10 a 11.11.2022: Respostas às Consultas

Etapa 3 Envio de Propostas
24.11 a 27.11.2022: Envio de propostas

Etapa 4 Julgamento
28.11 a 02.12.2022: Avaliação e Decisão pela Comissão Julgadora

Etapa 5 Resultado Final e Habilitação
05.12.2022: Divulgação dos vencedores, classificados e menções honrosas
06.12 a 12.12.2022: Recursos

INFORMAÇÕES

https://concursoexpoosaka.com.br/