CONSELHO CONSULTIVO IABsp

CONSELHO CONSULTIVO DA GESTÃO 2023-2025


Abílio Guerra
Vitruvius/Romano Guerra


Abilio Guerra é arquiteto (FAU PUC-Campinas, 1982), mestre e doutor em História (IFCH Unicamp, 1989 e 2002), professor adjunto de FAU Mackenzie (graduação e pós-graduação). Com Silvana Romano Santos, é editor da Romano Guerra Editora e do Portal Vitruvius (www.vitruvius.com.br), aonde coordena o Conselho Editorial da revista científica Arquitextos. Idealizador de salas especiais e coordenador do Fórum de Debates nas 3ª, 4ª e 5ª edições da Bienal de Arquitetura de São Paulo (1997, 1999, 2003).


Aline Bibiano
AB Comunicação


Jornalista, fundadora da AB Comunicação agência de marketing e relacionamento com expertise em arquitetura, urbanismo e mobiliário. Com mais de 10 anos de experiência em assessoria de imprensa comando a área de relacionamento da AB Comunicação onde conectamos nossos clientes há marcas e empresas para gerar negócios. Em paralelo atuo também na área de redação e pesquisa de social media na AB Comunicação para produção de conteúdo em alta performance para as redes sociais dos clientes. Iniciei a minha carreira na SECOM do TRT2 onde fiquei lá por 02 anos, em seguida passei por duas assessorias de imprensa até fundar a AB Comunicação em junho de 2017.


Benjamin Seroussi
Casa do Povo


Curador, editor e gestor cultural. Antes da Casa do Povo, foi curador associado da 31ª Bienal de São Paulo (2013-2014). Licenciado em Mestrado em Sociologia (Ecole Normale Supérieure e Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales) e Mestrado em Gestão Cultural (Sciences-Po). Foi Vice-Diretor do Centro da Cultura Judaica, São Paulo, de 2009 a 2012, e Adido Cultural do Consulado Francês em São Paulo de 2006 a 2008. Como editor e curador, a Seroussi concebeu e desenvolveu projetos como as publicações Pop’Lab Guillaume-En-Egypte (2009, com Chris Marker, Annick Rivoire e Toffe) e Revista 18 (2010-2012, com Michel Laub e Joca Terron Reiners) ; As exposições Visões de Guerra: Lasar Segall (2012, com Jorge Schwartz e Marcelo Manzoni) e Singularities, Nira Pereg (2012, com Sergio Edelsztein); e o projeto de pesquisa transdisciplinar focado em novos movimentos religiosos New Jerusalem (2011-em processo, com Eyal Danon).


Bianca Tavolari
Revista 451/Insper/Cebrap/Mecila


Professora do Insper, pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP e principal investigator do Mecila. Professora visitante da Universidade de St. Gallen, Suíça. No Insper, coordena o Núcleo de Questões Urbanas e co-coordena o Observatório do Plano Diretor. Coordena a seção “As cidades e as coisas” na revista Quatro Cinco Um. Doutora e mestre em Direito e graduada em Direito e Filosofia, com toda a formação trilhada na Universidade de São Paulo.


Francesca Angiolillo
ex-Folha de São Paulo


Formada em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, instituição pela qual também é mestra, e em jornalismo pela PUC-SP. Na imprensa, desenvolveu carreira na cobertura cultural e de cidades, tendo ocupado cargos de edição e reportagem na Folha de S. Paulo, onde trabalhou por quase 12 anos. Hoje é colaboradora das revistas Quatrocincoum e Pesquisa Fapesp e do jornal Valor Econômico. Tradutora e escritora, é autora do livro de poemas “Etiópia” (7Letras), vencedor do Prêmio Alphonsus de Guimaranes da Biblioteca Nacional em 2018, e prepara uma biografia de Tarsila do Amaral, a sair pela Companhia das Letras.


Gabriela ‘Gaia’ Leandro
FAUFBA


Gabriela Leandro Pereira (Gaia) é professora e pesquisadora na  Faculdade de Arquitetura da UFBA. Realizou sua graduação em Arquitetura e Urbanismo (2006) pela UFES (Vitória-ES) e mestrado e doutorado (2010 e 2015) pelo PPGPAU/FAUFBA (Salvador-BA). É integrante do Grupo de Pesquisa Lugar Comum (PPGAU/FAUFBA) e coordenadora do Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território. Desenvolve pesquisas e projetos de extensão que envolvem narrativas, histórias, memórias e epistemologias produzidas sobre a cidade, urbanismo, arquitetura e seus apagamentos, interseccionados pelo debate das racialidades e de gênero. Em 2017 foi vencedora do Prêmio de Teses da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional que resultou na publicação do livro “Corpo, discurso e território: Cidade em disputa nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus”, em 2019. Atua como editora convidada em periódicos especializados como a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais e Revista ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Em 2022, participou da 13ª Bienal Internacional De Arquitetura de São Paulo, com a obra “Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do meu Avô”, realizada em co-autoria com Mariana Leandro Pereira. É também conselheira da Casa Sueli Carneiro


Helena Ayoub
FAUUSP/Projeto


Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Arquitetura E Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura E Urbanismo da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é sócia gerente e responsável técnico – Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados Ltda e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, edifícios públicos e particulares, edifícios educacionais, restauro e preservação de patrimônio histórico.


Hélio Menezes
Bienal de Arte


Hélio Menezes é antropólogo e atua como curador, crítico e pesquisador. É doutorando e mestre (2017) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em Relações Internacionais (2008) e em Ciências Sociais (2013). É pesquisador afiliado (affiliated scholar) do Brazil Lab da Universidade de Princeton (EUA) e membro do Conselho Deliberativo da ONG Conectas Direitos Humanos. Trabalhou como curador de Arte Contemporânea do Centro Cultural São Paulo (CCSP) (2020-2021), tendo começado como curador de Literatura entre março e outubro de 2019 na mesma instituição. Hoje integra a equipe curatorial da próxima edição da Bienal de São Paulo.

Entre trabalhos no campo da antropologia, pesquisa e curadoria ligadas às artes visuais, destacam-se: co-curadoria da exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, no Instituto Moreira Salles em São Paulo (BR), da mostra Vozes contra o Racismo, em São Paulo (BR) e da exposição The discovery of what it means to be Brazilian, na Mariane Ibrahim Gallery em Chicago (EUA), em 2020; a instalação Nova República em parceria com Wolff Architects da Cidade do Cabo (África do Sul) para a 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2019; e a co-curadoria da exposição Histórias Afro-Atlânticas no MASP e Instituto Tomie Ohtake em 2018. Suas pesquisas se dedicam especialmente a temas ligados a arte afro-brasileira e dissidente, antropologia da imagem, museus, arte-política e ativismo, juventudes e relações raciais no Brasil.


Joice Berth
Portal Terra


Joice Berth formou-se em arquitetura e urbanismo, é escritora e feminista, curadora e psicanalista.
Cria conteúdo para as redes sociais e plataformas como a Revista “Elle Brasil” e o “Portal Terra”, sobre temas de conscientização de questões sociais, desigualdades e saúde mental. feminista negra.


Luciana Araújo
MNU/Saracura Vai-Vai


Jornalista, militante membra do Movimento Negro Unificado no Estado de São Paulo – MNU/SP e organização da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, integra o Conselho da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.


Luiz Fernando de Almeida

Instituto Pedra


Por quase 10 anos, atuou como presidente do IPHAN e coordenador nacional do Programa Monumenta, dirigindo a implementação da política de patrimônio no Brasil. Também foi Membro do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco de 2008 e 2011, fundador da revista Óculum e Diretor do Museu de Arte do Rio. Formado em Arquitetura, é um dos fundadores do Instituto Pedra.


Mônica Junqueira
FAUUSP/História


Arquiteta graduada pela Universidade Mackenzie (1977), mestrado em Arquitetura pela mesma Universidade e doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2000), livre-docência em 2009 pela mesma Universidade. Trabalhou como arquiteta de 1977 a 2003 na Prefeitura do Município de São Paulo, pesquisando no Departamento do Patrimônio Histórico e na Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo. Lecionou História da Arquitetura no Brasil na Universidade Mackenzie de 1987 a 2003. Desde então é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve a linha de pesquisa Arquitetura e Cidade Moderna e Contemporânea, com particular interesse à arquitetura brasileira e ao patrimônio histórico, conselheira do Conpresp no período de 2004 a 2007, e 2018 a 2020. Diretora do CPC – Centro de Preservação Cultural da USP (2014 -2018). Chefe do departamento de História e Estética do Projeto (2019 -)


Renata Falzoni
Bike é Legal


Renata Falzoni nasceu em 1953 em São Paulo é arquiteta e urbanista formada pela FAU Mackenzie em 1977. Entre 1973 e 1978 colaborou com os escritórios Croce Aflalo e Gasperini, Joaquim Guedes e Associados e Bupec Engenharia. Desde 1978 trabalha como como jornalista.
Desde 1976, pedala como meio de transporte, em 1989 fundou o Night Biker’s Club do Brasil e desde então participa ativamente nos movimentos pelo acesso a cidade.
Na década de 80, Falzoni foi colaboradora dos principais jornais e revistas do Brasil, trabalhou por 20 anos nos canais ESPN. Entre 2014 a 2016, foi videorreporter especial a TV Gazeta. Durante essas duas décadas, cobriu 4 Jogos Olímpicos e 3 Copas do Mundo.
Renata também é radialista, foi comentarista sobre urbanismo e mobilidade nas rádios Eldorado e CBN e desde 2013 comanda as redes do Bike é Legal, que aborda a bicicleta como transporte, esporte, lazer e advocacy.


Renata Vieira da Motta
ICOM Brasil


Doutora em Arquitetura e Urbanismo (USP) e Especialista em Gestão Pública (CLP – Centro de Liderança Pública). Foi professora da Escola da Cidade e professora convidada da pós-graduação lato sensu “Crítica e Curadoria” da PUC-SP. Atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e como Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). Foi Assessora Técnica da Reitoria da USP para a área de museus e coleções, atuando principalmente no projeto do restauro do Museu do Ipiranga. Foi presidente do ICOM Brasil (2018-2023). Desde 2020, é Diretora Executiva da organização social de cultura IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa. É, também, Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Organizações Sociais de Cultura (Abraosc). Em 2022 recebeu a Medalha Tarsila do Amaral do Governo do Estado de São Paulo.


Sarah Feldman
IAUUSP/Urbanismo


Arquiteta e urbanista pela Universidade Mackenzie, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo, com estágio de aperfeiçoamento no Emilia Romagna Valorizzazione Economica del Territorio( Bologna, Italia) e no Institut Supérieur d’Architecture La Cambre (Bruxelas, Bélgica). Pesquisadora visitante na Université Paris 7, Diderot. Atualmente é professora Sênior do Instituto de Arquitetura e Urbanismo-USP e pesquisadora do CNPq. Editora da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais(2010-2012) e membro do Coletivo Editorial da Revista Espaço e Debates( 1986-2005). Foi membro do CONPRESP e do CONDEPHAAT e Diretora presidente da Casa do Povo. Dentre outras publicações, é autora de “Planejamento e Zoneamento. São Paulo, 1947-1972”; organizadora de “Instituições de urbanismo no Brasil,1930-1979”; autora com Ana Castro, de “Vila Itororó: uma história em três atos/ Vila Itororó: A three-act story”; organizadora com R. Cymbalista e B. Kuhl, de “Patrimônio Cultural: Memória e Intervenções Urbanas” e com A. Fernandes, de “O Urbano e o Regional no Brasil Contemporâneo. Mutações, Tensões, Desafios”.