CASA DE VIDRO RECEBE EXPOSIÇÃO “A PRODUÇÃO COLETIVA NA OBRA DE LINA BO BARDI”

Última atualização em: 27/03/23 às 15h

 

Resultado da Parceria de Fomento CAU/SP, a exposição abre em 1º de abril na icônica residência do casal Bardi com entrada gratuita, das 10h às 13h30.

No dia 1º de abril de 2023, das 10h às 13h30, sábado, acontece na Casa de Vidro, sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, a abertura da exposição “A produção coletiva na obra de Lina Bo Bardi”, com curadoria de Renato Anelli, conselheiro do Instituto.

Concebida para o programa de parceria de fomento Difusão – Acervo e Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP, a exposição apresenta documentos do acervo de Lina Bo Bardi existentes em arquivo e também exposto no espaço da Casa de Vidro.

A pesquisa desenvolvida por Renato Anelli, em conjunto com os pesquisadores do projeto e do Instituto, procurou em fotos, desenhos e objetos do acervo, identificar os processos de criação de Lina Bo Bardi, conforme narrados por pessoas que trabalharam com a arquiteta entre 1977 e 1986, período em que projetou e construiu o Sesc Fábrica Pompéia. “Ao dirigir as atividades expositivas, Lina buscou modos mais coletivos de trabalho, interagindo com jovens arquitetos, designers, cenógrafos e operários da obra”, observa Anelli.

Para o curador, Lina já havia manifestado a necessidade de um novo estatuto para a atuação do arquiteto, que fosse pautado pelo “esforço para sair da cultura que deposita ideias de um sujeito em outro, para conseguir fazer obras de criação coletiva” (1973).

A realização desse objetivo, segundo Anelli, se deu por meio do projetar no canteiro de obras do Pompeia, que lhe permitiu testar pormenores construtivos de modo direto com os operários, identificando seus talentos e utilizando-os na obra e na produção de peças de comunicação visual, a exemplo, do menu do restaurante, feito com esculturas em madeira entalhada e pintada, ou os objetos cênicos das exposições: “Pinocchio: História de um Boneco Italiano”, 1982-1983, e “Entreatos para Crianças”, 1985, pensadas para o Sesc Fábrica Pompéia.

“A mostra revela, no entanto, que essa intenção de estimular a participação não anulava sua responsabilidade por levar os conceitos iniciais do projeto até o final da obra e seu uso”, afirma o curador.

Com visitação de quinta a sábado em quatro horários, 10h, 11h30, 14h e 15h30, a exposição interage com o cenário da Casa de Vidro, primeira obra construída da arquiteta, reconhecida desde o início como importante espaço de debates e reflexões.

A produção coletiva na obra de Lina Bo Bardi fica em cartaz na Casa de Vidro até 29 de julho de 2023. Nesse período, o público terá a oportunidade de ver vários objetos e desenhos do acervo, conhecidos apenas por publicações, ao lado de outros, ainda inéditos.

 

A produção coletiva de Lina Bo Bardi
Parceria de Fomento CAU/SP

 Serviço
Abertura: 1º de abril de 2023
sábado
das 10h às 13h30
entrada gratuita
Visitação: quinta a sábado, até de 29 de julho de 2023
Horários: 10h, 11h30, 14h e 15h30
Ingressos: casadevidro.byinti.com, com agendamento prévio.
Curadoria: Renato Anelli
Informações: info@institutobardi.orghttps://portal.institutobardi.org