CINECUBO IAB – PAISAGEM CONCRETA

Última atualização em: 16/11/23 às 11h
terça-feira
21 de novembro
às 19h
sede do iabsp, rua bento freitas, 306​​


Paisagem Concreta celebra os 15 anos da Fundação Iberê.Ao longo de 70 minutos, o documentário Paisagem Concreta, navega entre dois portos. Em Porto Alegre, o icônico edifício da Fundação Iberê; na cidade do Porto, o escritório do arquiteto Álvaro Siza, criador do celebrado projeto da instituição, inaugurada em 31 de maio de 2008. O filme foi gravado ao longo de 2020, pela Olé Produções, de São Paulo.

Com vista para o rio Douro, o arquiteto, entre um cigarro e outro, detalha o desenho da Fundação e sua relação afetiva com o Brasil, semeada desde a infância nos relatos de seu pai, nascido em Belém do Pará, e cultivada pelo modernismo e pela MPB. Siza também elabora sobre os limites entre a arquitetura e a natureza, acompanhado por um percurso visual de obras celebradas, como as Piscinas das Marés, a Faculdade de Arquitetura do Porto e o Museu Nadir Afonso, e por depoimentos de colaboradores e críticos portugueses.

Participarão do debate:
Laura Artigas (direção e roteiro)
Raul Penteado Neto (ideia original, argumento e pesquisa)
André Scarpa (direção de fotografia)

Mediação:
Adriane De Luca (arquiteta, artista, professora).

Laura Artigas é diretora e roteirista. Formada em jornalismo pela PUC-SP, especializou-se em roteiro de cinema no curso “Escribir Cine”, ministrado pelos vencedores do Oscar© Juan José Campanella e Aída Bortnik em Buenos Aires, Argentina e pós-graduada na formação de escritores do Instituto Vera Cruz, SP. Escreveu e dirigiu os documentários “Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz” (2015), “O Ponto Firme” (2020), ambos premiados e exibidos em festivais nacionais e internacionais. Atua no mercado audiovisual desde 2007, em projetos de documentário e não ficção e acumula mais de 45 trabalhos para canais e VODs como GNT, OFF, NatGeo, Globoplay e HBOMax. Entre seus trabalhos estão o roteiro e desenvolvimento de conteúdo para as premiadas séries “Quebrando o Tabu” e “Sociedade do Cansaço” (GNT/Globopay), o além do roteiro e a codireção do documentário “Paisagem Concreta”.

 

Raul Penteado Neto é arquiteto pela FAU PUC Campinas, doutorando e mestre pelo IAU USP com coorientação pela FAUP. Teve passagem pelos escritórios dos arquitetos portugueses Álvaro Siza e José Carlos Nunes Oliveira. É sócio titular do estúdio multidisciplinar idsp arquitetos. André Scarpa é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em Portugal. Trabalhou de 2009 a 2011 no gabinete do arquitecto António Madureira onde desenvolveu projetos em colaboração com o arquiteto Álvaro Siza. De 2012 a 2018 integrou a equipe do Nitsche Arquitetos. Desde 2013 atua também como fotógrafo de arquitetura e desenvolve passeios com interesse na mesma área. Em 2018 abriu o escritório André Scarpa onde se dedica a atividade projetual, fotografia de arquitetura e roteiros para passeios arquitetônicos, entre outras atividades ligadas a esse universo. Desde 2020 conduz ao lado de Marcelo Barbosa o Betoneira, um podcast que mistura um pouco de tudo para falar sobre arquitetura, pessoas e cidades. Adriane De Luca é arquiteta, artista e professora. Doutoranda pela FAU USP, com a pesquisa intitulada A experiência do corpo como matéria. Aproximações entre projeto de arquitetura, dança e performance; Licenciada (2005) e Mestra (2009) pela FAUP (Porto, Portugal), com a dissertação intitulada Fundação Iberê Camargo, Álvaro Siza. Uma aproximação crítica. Professora do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac Santo Amaro; realiza estágio docente junto às disciplinas de Projeto da FAU USP; desenvolveu e conduziu a disciplina eletiva Dança: outros sentidos da arquitetura, na Escola da Cidade, onde também foi professora assistente de Metodologia do Projeto I e II. Atua na prática profissional como arquiteta coordenadora, com destaque para os projetos do IMS Paulista e o SESC-SP Limeira. Atualmente, desenvolve projetos como arquiteta autônoma e integra o grupo de estudos em dança e performance 16 mulheres e 1/2, coordenado pelo Núcleo Cinematográfico de Dança.