CONCURSO DE ARQUITETURA DO EDIFÍCIO-SEDE DO CAU/SP LANÇA EXPOSIÇÃO DE PROJETOS  “UM NOVE QUATRO” E REALIZA PREMIAÇÃO

Última atualização em: 28/03/23 às 14h

Na segunda-feira (03/04), a partir das 18 horas, na sede do CAU/SP ocorre a abertura da exposição “Um nove quatro” reunindo todos os projetos que participaram do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). Na ocasião, também haverá a premiação dos projetos classificados em 1º, 2º e 3º lugar na avaliação por critério técnico de qualidade da comissão julgadora especializada. 

O concurso é uma promoção do CAU/SP em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático. Além de tornar o edifício plenamente adequado à realização de todas as atividades internas do Conselho, o concurso buscou oferecer aos profissionais, à sociedade e à cidade, um lugar com significado, cujo caráter expresse os valores e as aspirações do Conselho.  

“Valorizamos o concurso como modalidade importante para a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo, a servir, em caráter exemplar, a outras instituições públicas, notoriamente em seu processo de formulação de modo a garantir participação ampla e aberta dos profissionais”, destaca Catherine Otondo, presidente do CAU/SP. 

SERVIÇO
O que: Abertura de Exposição “Um nove quatro” dos Projetos inscritos e Premiação do Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura para o edifício-sede do CAU/SP
Quando: Dia 03 de Abril de 2023 (segunda-feira), às 18 horas.
Onde: Sede do CAU/SP (Rua Quinze de Novembro nº 194, Centro Histórico de São Paulo – SP)
Transmissão: https://www.youtube.com/@comunicacaocausp
Saiba mais: www.concursosedecausp.org.br 

 

Sobre o edifício-sede do CAU/SP:
O prédio foi projetado e construído pelo escritório F. P. Ramos de Azevedo & Cia, Engenheiros Arquitetos em 1920, conforme foto de execução das obras existentes no acervo do CONDEPHAAT. O Edifício XV de Novembro, implantado de forma geminada conforme loteamento tradicional das cidades brasileiras, foi por muitas décadas a sede do Banco Português do Brasil em São Paulo. Pode-se afirmar que é representativo do início da verticalização da cidade. Na fachada sobressai o pé-direito alto decorado com pilastras emparelhadas da ordem coríntia, a ornamentação externa feita de palinetas, frisos e contornos em alto relevo, as janelas formando arcarias nos pavimentos superiores, todas com muitos ressaltos. São respeitadas as proporções clássicas, mas a diferença de escala, a incongruência entre estrutura e aspecto externo e a diversidade dos materiais aplicados, tornam imprecisa a obediência formal ao cânone clássico. A ordem corintia na altura do térreo aparece unicamente nas pilastras que ladeiam a entrada principal contendo o entablamento correspondente à feição de todo o edifício, tornando clara a distinção entre os andares.

Imprensa Concurso CAU/SP
Sabrina Ortácio
(51) 98196.7951