ENCONTRO PARA ESTABELECIMENTO DE POLO REGIONAL DO IABSP NA BAIXADA SANTISTA E VALE DO RIBEIRA

Última atualização em: 27/03/24 às 15h

André Mafra, Carolina Terra, Marcos Piffer, José Maria Macedo, Jaqueline Fernandes Alves, Denis Ferri, Adriana Alcantara

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) realizou na Estação da Cidadania em Santos, um passo importante para reativação da regional na Baixada Santista e Vale do Ribeira.  O novo polo será pioneiro no estabelecimento desta nova unidade de organização regional destinada a descentralizar e fortalecer a presença e atuação do IAB no estado de São Paulo.

Este polo buscará fortalecer os laços entre profissionais, estudantes e a comunidade, promovendo atividades práticas e teóricas, com a finalidade de contribuir para a construção de ambientes urbanos socialmente justos, sustentáveis, integrados e culturalmente ricos.

A reativação do Polo Regional buscará apoiar o debate da arquitetura local, considerando as características da Baixada Santista e Vale do Ribeira, suas urgências, desafios e oportunidades singulares relacionados ao desenvolvimento urbano, preservação ambiental e valorização do patrimônio cultural.

O IABsp possuiu sólida presença na região: fundado como Núcleo na Baixada Santista em 1958, desempenhou papel fundamental no fomento e promoção da arquitetura e urbanismo regional. Durante suas décadas de atuação, o Núcleo realizou significativas contribuições para o desenvolvimento da profissão e a valorização do ambiente construído. Fizeram parte do IAB NBS nomes importantes na arquitetura e urbanismo da região como Lenimar Rios, Fábio Serrano, Francisco José Carol, Aníbal Martins Clemente, entre outros.