EXPOSIÇÃO RETRATA VIAGEM DE LINA BO POR ITÁLIA EM 1945

Última atualização em: 08/08/22 às 09h

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC-SP) apresenta a exposição O verão de 1945 na Itália – A viagem de Lina Bo nas fotografias de Federico Patellani, com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch. A mostra estará em cartaz a partir de 10 de agosto, no jardim do IIC-SP, em Higienópolis, com entrada gratuita.

Idealizada a partir do acervo do Museo di Fotografia Contemporanea di Cinisello Balsamo-Milano, a exposição traz registros de uma viagem feita pelos arquitetos Lina Bo e Carlo Pagani ao lado do fotógrafo Federico Patellani por nove localidades italianas – entre Milão e Roma – e retrata as condições das cidades e aldeias impactadas pelos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Ao todo, 45 fotografias compõem a exposição – algumas ainda inéditas ao público. Foi a partir de uma pesquisa para a feitura da biografia de Lina Bo Bardi (lançada em 2021) que Francesco Perrotta-Bosch, curador da mostra, encontrou essas fotografias no acervo do museu na pequena província de Milão.

Perrotta-Bosch ressalta que as fotos mostram uma Itália real “com suas feridas profundas que forjaram o caráter de milhões de italianos”. Os registros de Patellani mostram também uma jovem Lina Bo, aos 30 anos de idade e ainda solteira, com “vestidos floridos, rosto altivo com sorriso, às vezes aberto, às vezes enigmático, mas sempre com os olhos encarando as lentes de Patellani”, escreve Perrotta-Bosch em seu texto curatorial.

Michele Gialdroni, diretor do IIC-SP, completa o pensamento de Perrotta-Bosch ao destacar “o interesse dos jovens viajantes em verificar quais seriam as condições da Itália e dos italianos durante o percurso, em particular em descobrir como os habitantes adaptaram suas exigências cotidianas, domésticas e profissionais, às condições precárias de bairros e centros habitados destruídos e provisórios”. A viagem, principalmente a capacidade de encontrar soluções simples e lógicas em uma situação de emergência, será fonte de inspiração para a jovem arquiteta, apaixonada pela arquitetura racional e funcional. Lina Bo se mudaria para o Brasil, poucos meses depois da viagem, e se tornaria um dos principais nomes da arquitetura mundial.

Federico Patellani (Monza 1911 – Milão 1977) foi o fotojornalista responsável por registrar diversos momentos históricos da Itália. Suas fotografias traduzem a dura realidade vivida pelo povo italiano ao renunciar “ao belo em favor do útil” e mostrar “menos fantasias, portanto, mais fatos concretos”, como o próprio fotógrafo chegou a registrar em um artigo de 1943. O trabalho de Patellani encontra inspiração no cinema, o que corrobora a proximidade estética com os filmes do neorrealismo italiano.

Nascida em Roma, em 1914, Lina Bo Bardi foi responsável por projetos arquitetônicos icônicos no Brasil. Desde o desenho do Masp (Museu de Arte de São Paulo) – em seu primeiro endereço na rua Sete de Abril e na famosa sede na avenida Paulista – , passando pelo restauro do Solar do Unhão, na Bahia, até o Sesc Pompéia (SP), anos mais tarde. Foi também autora de mobiliários, como as cadeiras Bardi’s Bowl (1951) e a Girafa (1986) e diretora da revista Habitat. O reconhecimento de seu trabalho vem acompanhado de dezenas de livros, exposições e prêmios como Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2021.

A exposição, que estará aberta ao público até 10 de outubro, conta com o apoio da Casa de Vidro.

Serviço:
O verão de 1945 na Itália – A viagem de Lina Bo nas fotografias de Federico Patellani
Visitação: de 10/8 a 10/10
De segunda a quinta-feira, das 10h às 13h e das 15h às 17h.
Sexta-feira, das 10h às 13h.
Endereço: Avenida Higienópolis, 436.
Entrada gratuita

Sobre o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a promover a cultura e a língua italiana, além de enriquecer o panorama cultural em sua área de ação com iniciativas voltadas à cooperação ítalo-brasileira neste setor. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Instituto promove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Instituto é também fonte de informações sobre o país, cursos de língua italiana ministrados na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.