FALA DE ABERTURA AGENDA 80 ANOS IABsp

Última atualização em: 31/03/23 às 11h

Bom dia para todas e todos,

É um prazer e uma honra receber nessa casa o lançamento do livro do centenário do IAB e com várias presenças ilustres: presidentes, diretores, associados, colegas e amigos que constroem juntos essa nossa profissão e sua trajetória.

Gostaria de agradecer todas e todos, à equipe da nova gestão, muitos jovens arquitetos e arquitetas que como eu estão pela primeira vez com a responsabilidade de conduzir o IABsp. O IAB é uma instituição que reconhecemos e temos orgulho de participar, construir, e na qual entramos com muito respeito.

Agradeço também a presença dos colegas do IAB de outros estados, a presença do CAU/SP, com a nossa presidente Catherine Othondo, e da Asbea, na figura de Marcelo Barbosa, seu vice-presidente.

Agradecendo a diretoria nacional do IAB na figura da nossa presidente Maria Elisa Baptista, gostaria de começar lendo um parágrafo do início do texto do arq. Luiz Sarmento, diretor cultural do IAB Nacional, eleito presidente do Departamento do DF, que está no livro:

“Livros possuem o poder de transcender o tempo. Surgem no emaranhado do agora, trazendo ideias, conceitos, noções, histórias do passado que se mesclam às do presente, mas sempre mirando o porvir. Quem publica um livro o faz consciente de que deixa um legado. Postura essa condizente com a conduta do IAB, que desde sua fundação, em 1921, demonstra o respeito à memória e aos profissionais que nos antecederam no ofício da arquitetura e no urbanismo, mas com o olhar atento voltado para a construção de alternativas capazes de oferecer suporte conceituai no presente e ao futuro”.

Dito isso, aqui no IABsp nos colocamos a missão de comemorar os nossos 80 anos, que se completam no dia 06 de novembro deste ano. Hoje a ideia é que o lançamento deste livro também celebre o lançamento da nossa agenda que tem como destaque os 80 anos do IABsp.

Nossa manhã termina – por isso mesmo – já com uma homenagem aos presidentes anteriores do IABsp, com a entrega para cada um de um desenho que encomendamos ao artista e arquiteto Danilo Zamboni deste edifício.

A recuperação da memória é algo que me é caro – enquanto uma arquiteta e urbanista que trabalha desde formada no campo do patrimônio cultural, seja na obra, na pesquisa ou na produção de legislações e diretrizes que apontam para construir um futuro voltado para a coletividade, com a sensibilidade para acolher as preexistências, lugares e paisagens. Para que a gente possa escolher – conjuntamente – nossos caminhos futuros.

E nesse sentido, também recuperar a história do IABsp é pensar o futuro da profissão. É pensar sobre como vamos cuidar deste espaço em que hoje estamos, do seu uso, do nosso acervo.

É planejar nossas propostas enquanto uma das entidades de arquitetura, com especificidades próprias dentre as demais entidades, com as quais podemos colaborar. É estabelecer boas relações com a nossa vizinhança, nosso entorno. E pensar ainda mais longe: como podemos trazer para o IAB os jovens arquitetos e estudantes que se formam e se formaram nos últimos anos nas dezenas de faculdades que temos hoje, na cidade e no estado, numa profissão que muito mudou ao longo desses 80 anos.

Para isso nosso desafio será estabelecer vínculos, mas também novos significados entre o que foi e o que está por vir. Por exemplo:

Queremos fazer o Móbile Viúva Negra do Calder alcançar dimensões do samba e dos movimentos sociais;

Queremos preservar um prédio histórico, um bem cultural tombado pelos 3 órgãos de patrimônio cultural, mas atualizado e acessível

Queremos ter uma biblioteca e um acervo em rede, para que possa ser mobilizada como referência para o estudo da profissão

Queremos escritórios e profissionais que defendam a equidade racial e de gênero.

Por fim, gostaria de anunciar que temos a intenção de poder trazer o Móbile Viúva Negra do Calder de volta para a exposição dos 80 anos em novembro, que poderá ser um embaixador do IABsp, como sinalizou Roberta Saraiva, nossa interlocutora para viabilizar de forma correta e adequada sua instalação. Mas, isso será possível apenas se pudermos contar com todo apoio da nossa rede de associados e amigos.

Uma boa manhã.

Raquel schenkman, presidente iabsp 2023-2025