IAB SÃO PAULO INICIA PERÍODO EXPERIMENTAL DE CO-PRESIDÊNCIA

Última atualização em: 02/02/22 às 11h
Gabriela de Mattos, Hannah Machado e Fernando Túlio.
Foto: Rafael Mosore/IABsp

O novo Estatuto Social do IABsp, aprovado em dezembro de 2020, estabeleceu parâmetros para que novas gestões possam optar pelo formato de co-presidência. A atual gestão, cujo mandato se encerra ao final deste ano, irá experimentar tal formato a partir de hoje.

Os cargos de Presidência, 1º Vice-Presidência e 2º Vice-Presidência ocupados por Fernando Túlio, Gabriela de Matos e Hannah Arcuschin Machado, respectivamente, atuarão de forma conjunta. Esse período experimental servirá de referência para formular uma norma específica.

Novo Estatuto
Outra mudança do novo estatuto do IABsp é a exigência de que ao menos metade do corpo diretivo seja composto de mulheres, que em média foi de apenas 23% das últimas cinco diretorias. Na gestão atual elas são 62%, espelhando a exata proporção de mulheres no quadro de profissionais arquitetos em São Paulo, onde também se constituem como maioria, apesar do menor reconhecimento dado às arquitetas.

O novo estatuto também estabelece mínimo de 20% de pessoas que se autodeclaram pretas, pardas, indígenas ou com deficiência nos postos de direção do IABsp, refletindo sua crescente presença entre os universitários e recém-formados desde a implantação de políticas educacionais afirmativas.

As medidas de ampliação da transparência seguem a tendência de aumento no controle social de recursos e ações das instituições com finalidade pública. Passaram a ser exigências estatutárias, junto ao balanço anual, que já era obrigatório, a divulgação anual de relatório de atividades e a disponibilidade semestral do balanço de receitas e despesas.

Por fim, as reeleições foram limitadas a duas gestões, com possibilidade de chapas se apresentarem no formato de co-presidência, como será experimentado agora. Além disso, o pleito passa a ser realizado pela internet, facilitando a ampla participação dos associados.

Saiba mais: https://www.iabsp.org.br/transparencia/