JORNADA DO PATRIMÔNIO 2022

Última atualização em: 12/08/22 às 10h

EDIFÍCIO IAB
O IAB São Paulo organiza concursos públicos desde 1943, quando foi lançado o concurso para projeto da sede, tendo no Júri Helio Uchôa, Oscar Niemeyer, Gregori Warchavchik, Hélio Uchoa e Firminio Saldanha. A proposta escolhida foi à equipe de Rino Levi que chamou os colegas que também foram premiados, para o desenvolvimento conjunto do projeto. A sede do IABsp é inaugurada em 1950 e torna-se um importante polo cultural. Tombado pelo Conpresp, Condephaat e Iphan.

VISITA GUIADA AO EDIFÍCIO IAB
Sábado 20/08, das 10h às 17h.
Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque.
Inscrições: iabsp@iabsp.org.br

PALESTRA: O FUTURO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM SÃO PAULO: UMA CONVERSA COM O GRUPO DE PATRIMÔNIO DO IABsp.
Sábado 20/08, das 11h às 12h30.

Participantes:
Maíra de Camargo Barros (Conselheira do IABsp no Condephaat)
Eneida de Almeira (Conselheira do IABsp no Conpresp/ Co-Coordenadora do GT Patrimônio do IABsp)
Mariana Kimie Nito (Co-Coordenadora do GT Patrimônio do IABsp/ Repep)
Lucas Chiconi Balteiro (GT Patrimônio do IABsp/ CACAL-FAUUSP)
Mediação: Flávia Brito do Nascimento (Conselheira do IABsp no Conpresp)

O intuito é debater a preservação do patrimônio a partir de demandas recentes do Conpresp: tanto de novos patrimônios a serem reconhecidos, a exemplo dos remanescentes da Vila Migliari, no Tatuapé, quanto de outros olhares aos bens tombados, como o Bexiga e a Freguesia do Ó. Assim, o papel do patrimônio “tão perto”, no desafio do Conselho, será problematizado nas relações da sociedade atual com a futura, “tão longe”.

Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque.
Inscrições: iabsp@iabsp.org.br

 


A Jornada do Patrimônio é um evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural, e é uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Desde 2015, ela é realizada anualmente, e foi instituída pela Lei Municipal nº 16.546 de 21 de setembro de 2016. Realizada próxima ao dia 17 de agosto, que celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Jornada do Patrimônio ocorre tradicionalmente no terceiro final de semana de agosto, com atividades no sábado e domingo.

Visando ser democrática e atingir um maior contingente populacional, e regiões mais variadas da cidade, são abertos chamamentos públicos para atividades, organizadas dentro das três tradicionais linhas de propostas, que são a abertura de imóveis históricos, a realização de roteiros de memória, a realização de oficinas e palestras. O chamamento é voltado para pesquisadores, profissionais que trabalhem com patrimônio em diversas áreas, artistas, moradores antigos, associações de bairro, coletivos, entre outros que detenham conhecimentos a serem compartilhados. As atividades propostas são avaliadas pela equipe do DPH, tendo como critério básico a exigência de ser uma ação vinculada ao patrimônio da cidade de São Paulo, ou mesmo relacionada aos assuntos pertinentes para os debates sobre a preservação do patrimônio histórico. Ao longo dos anos de realização da Jornada do Patrimônio, as ações propostas demonstram uma grande gama de assuntos tratados, desde movimentos ligados à preservação e divulgação da memória negra ou indígena na cidade; a grupos que propõem roteiros históricos, com viés mais turístico; ou pesquisadores que apresentam trabalhos bastante específicos.
É possível dizer também que a realização da Jornada do Patrimônio de São Paulo abriu portas para outras iniciativas, como em 2017 o surgimento de um projeto-piloto na escala estadual, sob responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), da Secretaria Estadual de Cultura.

TÃO PERTO, TÃO LONGE
Este ano, em sua oitava edição, a Jornada do Patrimônio 2022 tem o tema “Tão perto, tão longe”, que possui como objetivo discutir as diferentes centralidades de São Paulo, e seus vínculos com o patrimônio cultural material e imaterial, invertendo certas dinâmicas e sensos comuns, e dando atenção ao patrimônio e às práticas culturais de regiões que nem sempre estão no centro dos debates. Mesmo como um evento consolidado, para continuar a cumprir o objetivo, a Jornada do Patrimônio deve sempre buscar atingir novos públicos, divulgando as suas pautas para diferentes grupos e regiões.

A motivação para o tema em questão é colocar no centro do debate este desejo e continuar a expandir as suas ações para além do centro. Além de reconhecer as práticas culturais das diferentes regiões de São Paulo, a ideia é investir em ações que estimulem intercâmbios culturais e na compreensão de que a memória histórica e o patrimônio cultural estão além de definições de centro e periferia. Deste modo, visando atingir novos territórios, foi instituída a destinação de uma proporção de 60 % (sessenta por cento) das propostas inscritas para ações realizadas em distritos com altos índices de vulnerabilidade social, conforme Recenseamento Geral de 2010 do IBGE. Caso essa proporção não seja atingida, serão incorporadas propostas de outras áreas.

Por fim, cabe mencionar que nesta edição será realizado o retorno integral às ações presenciais, visto que por consequência da pandemia de saúde pública do Covid-19, as Jornadas de 2020 e 2021 foram realizadas em sua maior parte online. A Jornada deste ano, portanto, está contextualizada como uma Jornada de retorno, inclusão, e fortalecimento da cultura e patrimônio para diferentes regiões da cidade.

Clique aqui e confira a programação completa da Jornada do Patrimônio 2022