LANÇAMENTO DOS ANAIS DO FÓRUM SP 21

Última atualização em: 11/08/22 às 08h

O Fórum SP21 buscou realizar, de forma democrática e coletiva, um processo de avaliação do Plano Diretor Estratégico e da Política Urbana de São Paulo. Suas duas semanas de debates contaram com a apresentação de mais de 190 estudos e pesquisas, organizados em 29 sessões temáticas e 7 mesas de debate que sintetizam o conjunto dos trabalhos: Mudanças Climáticas e Meio Ambiente Urbano; Temas Emergentes; Habitação Social da Periferia ao Centro; Patrimônio Urbano, Imóveis Ociosos e Áreas Centrais; Produção Imobiliária e as Parcerias Público Privadas; Produção Imobiliária nos Eixos e Miolos; Governança, Participação e Financiamento das Cidades.

Sua realização proporciona, para além de todo o acervo de vídeos das apresentações disponível no Youtube, que contou com o acompanhamento de mais de 20 mil pessoas e 15 mil visualizações posteriores, a publicação de um importante conjunto de trabalhos já disponível no site do Fórum SP21: 90 artigos completos e Caderno de Resumos que conta com mais de 160 resumos expandidos.

Esse legado possibilita uma leitura profunda e qualificada dos principais temas que competem ao urbano, bem como de questões da atualidade ligadas à dimensão do viver nas cidades, tais como interseccionalidade, percepção, pertencimento e memória para com os territórios. Dessa forma, permite o conhecimento dos mais de 300 autores e autoras (pesquisadores, profissionais, ativistas), bem como dos grupos de pesquisa, entidades governamentais e movimentos sociais que pensam, trabalham e agem sobre a cidade.

Nesse sentido, continua a instigar um encontro transversal entre os pesquisadores para com o conjunto dos trabalhos e uma aproximação necessária dos estudos acadêmicos com as formas, componentes e estratégias de gestão das políticas públicas e do município, no intuito de consagrar os princípios democráticos que regem a política urbana.

Estamos também trabalhando para que, em breve, possamos trazer outras novidades relacionadas ao assunto de tal modo a contribuir para o aprimoramento do marco regulatório da política urbana de São Paulo.