MESA DE DEBATE “GESTÃO DO TERRITÓRIO E REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO”

Última atualização em: 25/04/23 às 09h

EXPOSIÇÃO UM NOVE QUATRO: Exposição do Concurso Público para reforma do Edifício Sede do CAU/SP

Conversa aberta em torno das atuais formas de gestão do território do centro (antigo como expandido) de São Paulo, junto da análise dos desafios e benefícios presentes na ideia de requalificação. Isso, considerando os agentes, pré-existências, fricções e possibilidades que compõem este complexo espaço urbano.

Data: quinta-feira 11 de maio 2023
Horário: 18h às 20h
Local: CAU/SP – Rua Quinze de Novembro, 194

Conversa aberta em torno das atuais formas de gestão do território do centro (antigo como expandido) de São Paulo, junto da análise dos desafios e benefícios presentes na ideia de requalificação. Isso, considerando os agentes, pré-existências, fricções e possibilidades que compõem este complexo espaço urbano.

Debatedores:

Fabricio Cobra
Secretário da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo


Graduado em Direito (USP) e Economia (FAAP), Fabricio Cobra Arbex é mestre em Direito pela PUC/SP e pós graduado em Gestão Pública pelo Insper. Tem vasta experiência no setor público, tendo atuado como secretário estadual adjunto da Casa Civil (2015-2017), secretário estadual de Turismo (2017-2018), subprefeito da Vila Mariana (2019-2020) e secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo (2021-2022). Foi professor universitário e vice-presidente da Comissão do Consumidor da OAB/SP, além de integrar os movimentos RenovaBR, RAPS e Agora!, iniciativas da sociedade civil com objetivo de formar novas lideranças políticas. Desde abril de 2022 é secretário chefe da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo.

 

Aluízio Marino
Pós-doutorando na FAUUSP


Atualmente compõe a Coordenação do Labcidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, onde é pesquisador de Pós-Doutorado, supervisionado pela Profa. Dra. Raquel Rolnik, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Fez Graduação em Gestão de Políticas Públicas pela USP (2011), Mestrado (2014) e doutorado (2021) em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC. Também atua como educador social na formação de 22 jovens pesquisadores no observatório “De Olho na Quebrada”, projeto da UNAS Heliópolis.

 

Eduardo Ferroni
Representante do 1º Lugar do Concurso


Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP em 2001 e Mestre pela mesma instituição em 2008. Titular da empresa Hereñú+Ferroni.

Mediação:

Paula Monroy
Curadora da Exposição


Pesquisadora e curadora chileno-equatoriana radicada em São Paulo. Arquiteta pela Universidad Mayor e mestre em Projeto, Espaço e Cultura pela FAU-USP. Investiga a intersecção entre arquitetura, território e manifestações sócio-culturais como via reivindicatória de direitos na América Latina. Integrou a organização do programa cultural YAP_Constructo / MoMA (Santiago-New York 2013-2014), da XIX Bienal de Arquitectura y Urbanismo de Chile (Valparaíso, 2015) e da II Bienal de Artes da Ocupação Ouvidor 63 (São Paulo, 2018). Foi editora em chefe do catálogo da XXI Bienal de Arquitectura y Urbanismo de Chile, curadora da mostra de “São Paulo: diálogos y límites” no mesmo evento (Santiago, 2019) e co-curadora de “Proyecto de Ciudad Digna” no Espacio Memoria y Derechos Humanos, ex-Esma (Buenos Aires, 2022). Foi professora assistente na Universidad Mayor, na Escola da Cidade e docente visitante na FAUUSP. Atualmente é professora titular na Faculdade de Arquitetura UDLA (Santiago) e integra a equipe de curadoria e gestão do Galpão Comum (São Paulo).