MESA DE DEBATE “TORNAR-SE PÚBLICO: CONCURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO COMO PRÁTICA”

Última atualização em: 26/04/23 às 10h

EXPOSIÇÃO UM NOVE QUATRO: Exposição do Concurso Público para reforma do Edifício Sede do CAU/SP

Data: quinta-feira 04 de maio 2023
Horário: 18h às 20h
Local: IABsp – Rua Bento Freitas, 306 – 1º andar

Conversa aberta em torno da importância dos concursos de arquitetura para projetos de carácter público, como prática e política para transparecer processos, ampliar e diversificar a participação da comunidade. Isso, com ênfase em programas de interesse cultural e patrimonial

Debatedoras:

Maria Teresa Diniz
Diretora de Projetos e Programas da CDHU


Arquiteta e urbanista formada pelo Izabela Hendrix em Belo Horizonte (2002), é mestre em geografia pela Université Panthéon-Sorbonne (2004). Atualmente, é Diretora de Projetos e Programas da CDHU. Fundadora do Urbitandem, é também professora no curso de especialização Planejamento e Gestão de Cidades do PECE Poli / USP Cidades.
Especializou-se em políticas públicas urbanas, iniciando sua carreira na SEHAB, onde foi coordenadora do Programa de Urbanização de Paraisópolis e do GT Projetos, liderando uma equipe de especialistas que desenvolveram as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. Sua equipe foi responsável pelo concurso nacional de projetos Renova SP, a maior concorrência pública desta natureza no Brasil. Foi também coordenadora executiva do USP Cidades e, mais tarde, atuou na CET e na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, onde foi chefe da assessoria técnica, secretária executiva do CMTT e responsável pela edição do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Prefeitura de São Paulo.

 

Renata Vieira da Motta
Presidente do ICOM Brasil


Doutora em Arquitetura e Urbanismo e Especialista em Gestão Pública. Atuou na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus e como Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico. Foi Assessora Técnica da Reitoria da USP para a área de museus e coleções, atuando principalmente no projeto do Museu do Ipiranga. Atualmente é Diretora Executiva da organização social de cultura IDBrasil, gestora do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa. É presidente do ICOM Brasil, seção brasileira do Conselho Internacional de Museus.

 

Joana Elito
Assessora de Projetos Especiais do CAU/SP


Arquiteta urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, trabalha desde então projetando para diversos usos, situações e escalas.

Mediação:

Raquel Schenkman
Presidente do IABsp


Mestre e graduada pela FAUUSP, é docente do Departamento de Arte da PUC-SP e também servidora da Prefeitura de São Paulo desde 2012 no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura, tendo assumido em 2019 a direção do Departamento e em 2020 a presidência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) até outubro de 2020. Elaborou e implantou o Inventário Memória Paulistana, possibilitando a instalação de placas de memória na cidade de São Paulo, e recebeu pelo DPH o Prêmio do Centenário do IAB pelo Inventário Memória Paulistana e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria Valorização do Patrimônio Arquitetônico pela Jornada do Patrimônio de 2019. Atualmente é também conselheira eleita do CAU/SP na gestão 2021-2023.