PARTICIPE DO DEBATE SOBRE A MINUTA DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO | FÓRUM SP 22/23

Última atualização em: 18/01/23 às 16h

Segunda-feira, 23/01, às 18h, faremos uma live com integrantes do Comitê Científico do Fórum SP 22/23, do CMPU e Prefeitura de São Paulo para discutir a minuta de Revisão do Plano Diretor divulgada pela Prefeitura de São Paulo e dos impactos no Fórum SP22, além de esclarecer dúvidas sobre o formato de envio dos trabalhos e demais questões relativas ao Fórum.

Vão participar Fernando Tulio (IABsp), Marcos Gadelho (Secretário de Urbanismo e Licenciamento) a confirmar, Nabil Bonduki (FAUUSP, Relator do Plano Diretor 2014), Cláudio Bernardes (Secovi), Edilson Henrique Mineiro (UMM), Renata Esteves (Defenda SP), João Meyer (FAUUSP), Beatriz Messeder Jalbut (ACSP), Hannah Arcuschin Machado (MIT), Lilian Regina Gabriel M. Pires (CDU-OAB), Cleiton Ferreira (Quilombaque) a confirmar, Bianca Tavolari (Insper), Paula Santoro (FAUUSP), Daniel Montadon (Uninove), Carlos Leite (FAU-Mackenzie) e Joyce Reis (Fórum SP22/23). A mediação será de Raquel Schenkman (IABsp).

A sua contribuição nessa edição do Fórum SP 22/23 é muito importante para a continuidade desse debate público na cidade.

 

A live vai acontecer no canal do youtube da FAUUSP (https://youtu.be/sklSEwZ15lc)

 

Envie suas dúvidas para forum.sao.paulo.22@gmail.com ou diretamente no chat durante a live.

Inscrições até 22/02 (http://sites.usp.br/forumsp22/)


Sobre o Fórum SP 22

Em continuidade a iniciativa de debate sobre o Plano Diretor Estratégico e do sistema municipal de planejamento urbano de São Paulo, bem como na perspectiva de criar um espaço permanente de reflexão, troca de ideias e propostas sobre o futuro da cidade, onze entidades acadêmicas e profissionais lançaram a 2ª edição do evento, o Fórum SP22.

O Fórum SP21, realizado em setembro de 2021, possibilitou um amplo diagnóstico da política urbana municipal baseado em 190 trabalhos respaldados em pesquisas e estudos realizados por mais de 130 entidades acadêmicas, profissionais e movimentos. Saiba mais em https://sites.usp.br/forumsp21/

Agora, o Fórum SP22 ocorre em um contexto de retomada do processo e debate público de revisão do Plano Diretor de São Paulo, cujo término está previsto para dezembro de 2022, e em um momento que a cidade passa por transformações cujos impactos precisam ser, além de avaliados, como foi feito no Fórum SP 21, enfrentados com propostas e contribuições bem fundamentadas e justificadas para que possam ser consideradas no debate público sobre a cidade.

Nessa perspectiva, diante do compromisso público das entidades promotoras, bem como a importância da publicização e debate das reflexões realizadas pelos pesquisadores, ativistas, militantes que se debruçam sobre a política urbana, estamos lançando o Fórum SP22 cujo principal objetivo é reunir propostas para a revisão do Plano Diretor Estratégico e para a implementação da política urbana do município.

Como na versão anterior, seu desenho é baseado na horizontalidade e pluralidade de pessoas e instituições, na capacidade de diálogo, na possibilidade de apresentar-conhecer-criar propostas com pluralidade, diversidade de perspectivas e consistência técnica e acadêmica.

Além reunir contribuições e proposta para uma eventual revisão do texto legal, objetiva-se também debater e aprimorar a implementação da política urbana, que agrega as políticas de habitação, mobilidade, meio ambiente, saneamento, estruturação e projetos urbanos, patrimônio cultural, rede de equipamentos sociais, governança e participação que apontem para a melhoria da vida urbana, em especial dos mais vulneráveis e para a construção de uma cidade mais sustentável e justa.

O ponto de partida do Fórum SP22 ocorre em um momento em que já existem reflexões realizadas de forma coletiva, como o balanço a partir dos trabalhos apresentados no Fórum SP21 e o próprio diagnóstico sobre do Plano Diretor realizado pela prefeitura, que delineiam hipóteses sobre os principais temas do urbano. Existe, portanto, suficiente massa crítica que permite avançar na construção de propostas e contribuições consistentes para a cidade.

Frente a esse contexto, convidamos pesquisadores e ativistas urbanos a apresentarem trabalhos para o Fórum SP22.

Saiba mais informações sobre cronograma, temas e formato dos trabalhos no site do evento: https://sites.usp.br/forumsp22/