PERIFERIAS

Última atualização em: 15/04/24 às 14h

Quinta-feira – 18/04/2024 16h
Auditório da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da USP

EXPOSITOR
Guilherme Simões Pereira – (Secretário Nacional de Periferias – Ministério das Cidades)

DEBATEDORES
Mariana Fix (FAUUSP) e Tiaraju Pablo D’Andrea (IC-UNIFESP)

MEDIAÇÃO
André Dal’Bó (FAUUSP)

Transmissão on-line no canal da FAUUSP: https://www.youtube.com/@fauuspvideo

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) receberá, no próximo dia 18/04, quinta-feira, às 16h, o atual Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões Pereira para uma exposição seguida de debate sobre os territórios periféricos do Brasil. Proposto em conjunto com os docentes da disciplina “Planejamento: estruturas”, o evento faz parte das atividades de início de semestre, é público e aberto a todos os interessados.

Guilherme Simões, nascido no Grajau, região sul da capital São Paulo, é cientista social, mestre em serviço social, professor, educador popular, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, cofundador do Movimento Negro Raíz da Liberdade e do Cursinho Popular Tereza de Benguela. Em janeiro de 2023 foi nomeado Secretário Nacional da recém-criada Secretaria Nacional de Periferias (SNP), no Ministério das Cidades, que tem como competência formular, articular e propor políticas de Estado, integradas e transversais, para intervenção nos territórios periféricos de todo Brasil, buscando a redução das desigualdades socioespaciais. Durante a conversa, Guilherme apresentará alguns dos trabalhos e esforços recentes realizados pela SNP ao longo do seu primeiro ano de atividade.

Após apresentação dos trabalhos recentes da SNP, os professores Tiarajú D’Andrea (IC-UNIFESP) e Mariana Fix (FAUUSP) serão convidados a debater e comentar algumas das leituras e concepções sobre a periferia presentes na interdisciplinaridade dos campos dos estudos urbanos, da arquitetura e do urbanismo, do planejamento e das ciências sociais. Os trabalhos contarão com a mediação do professor André Dal’Bó (FAUUSP).