RODA DE CONVERSA NO IAB DISCUTIRÁ ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIMEIRA INFÂNCIA

Última atualização em: 16/08/23 às 09h

No Mês da Primeira Infância, especialistas debatem os espaços públicos pela lente de crianças de 0 a 6 anos – além de seus cuidadores. O evento faz parte do lançamento do livro infantil “Vou a Pé”, de Bianca Antunes e Luísa Amoroso (Pistache Editorial) 

São Paulo, agosto de 2023 – O Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo e a Pistache Editorial promovem, dia 21 de agosto, às 19h, a roda de conversa “Espaços Públicos e Primeira Infância”. O evento ocorre na sede do IAB em São Paulo (Rua Bento Freitas, 306, 1o andar).

Participam da roda de conversa: Bianca Antunes, coautora do livro “Vou a Pé” e supervisora da iniciativa Urban95 Brasil pelo CECIP, Ligia Jalantonio, criadora do Ocupababy e Supervisora de Formação Cultural na Secretaria Municipal de Cultura, cuidando do PIAPI – Programa de Iniciação Artística da Primeira Infância, e Lais Avelino, articuladora comunitária no Instituto Alana e parte da equipe técnica do Plano de Bairro do Jardim Pantanal

A conversa será mediada por Pedro Rossi, coordenador do projeto Urban95 no IAB, e terá a participação especial de Mauro Calliari.

Entre os temas em debate estarão os desafios dos espaços urbanos para crianças pequenas e seus cuidadores, além de projetos e inovações possíveis: o que é uma cidade acolhedora para a primeira infância? 

O livro “Vou a Pé”
A editora Pistache Editorial lança em agosto o livro “Vou a Pé”, escrito por Bianca Antunes e Luísa Amoroso. A obra retrata, a partir das caminhadas da pequena Sossô, o papel educador e lúdico do espaço público, e como a interação com a cidade pode ser inspiradora. “Vou a Pé” foi selecionado no edital do Proac 2022, e tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas; e da iniciativa Urban95, por meio da Fundação Bernard van Leer e do CECIP.

Acompanhada de seu cuidador, Sossô conduz os pequenos leitores para conhecer suas aventuras diárias, do caminho de casa até a escola, explorando a cidade como um grande playground. Não há brinquedos estruturados: Sossô brinca com o que a cidade lhe oferece. “É uma celebração ao olhar curioso das crianças, mostrando que a cidade também é um lugar que ensina, inspira e cria memórias”, diz Bianca Antunes, coautora do livro.

As ilustrações de “Vou a Pé” nos levam a explorar as cenas por outra perspectiva, ao representar a cidade a partir da altura de uma criança de 3 anos. O trajeto é pincelado pelo ritmo da cidade, mas, principalmente, pelo ritmo da criança. “A criação das cenas foi um processo cuidadoso de representar o olhar curioso da criança, mas não fantasiar por ela. As ilustrações trazem a ludicidade e abrem espaço para mais interpretações, sem colocar todas as respostas”, conta Luísa Amoroso, coautora e ilustradora do livro.

Este é o terceiro lançamento infantil da Pistache Editorial, seguindo os livros “Invenções para morar” e “Cidades para Brincar”, da série Casacadabra. A editora também coeditou o livro “Cidade, Gênero e Infância”, vencedor do Prêmio IAB-SP (2022), com a Romano Guerra Editora.

Serviço
Roda de conversa: Espaços públicos e primeira infânci
Onde: Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo. Rua Bento Freitas, 306.
Quando: 21 de agosto, das 19h às 21h
Quanto: Gratuito

 

Imagens: capa, mock up e ilustrações do livro Vou a Pé

Imagens: banner e cards do evento

Booktrailer: https://youtu.be/q8BB7kNQb10