SEGUNDA FASE DO PLANO DE BAIRRO DO JARDIM PANTANAL É LANÇADA PELO IABSP E INSTITUTO ALANA EM PARCERIA COM A COMUNIDADE LOCAL

Última atualização em: 28/02/24 às 12h

O Jardim Pantanal é um bairro periférico situado no extremo leste da cidade de São Paulo, às margens do Rio Tietê. Reconhecidamente uma das regiões mais vulneráveis da capital paulista, o bairro tem intensa participação da comunidade, articulada em torno da busca de soluções políticas para sua tão desejada urbanização. O IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo) em parceria com o Instituto Alana, elaborou o Plano de Bairro junto a comunidade do Jardim Pantanal, que será lançado no próximo sábado, dia 02 de março de 2024.

O Plano de Bairro é um instrumento de planejamento urbano que possibilita unir o conhecimento técnico ao saber empírico do território. Instituído pela lei municipal (Lei nº 16.050/2014) do Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo, ele é capaz de somar duas forças que, juntas, podem alcançar a transformação que se espera para um território como o Jardim Pantanal. A ideia é que, ao iniciar o processo de urbanização na região, o poder público municipal oriente suas ações levando em conta as necessidades, desejos e sonhos da população para o seu bairro. As lideranças comunitárias, por sua vez, terão um instrumento consolidado, que servirá como um balizador para as demandas e melhorias que o bairro precisa,  para basear o diálogo com os tomadores de decisão.

A segunda fase, que será lançada no próximo dia 2, é mais um passo diante da transformação social que desejamos para o Jardim Pantanal, um território que possui muitas necessidades, mas que são vencidas dia após dia por meio da participação social da comunidade. Nessa fase são definidas as ações prioritárias, as consideradas mais essenciais pela comunidade. O material também conta com espaços para anotações e fichas que devem auxiliar a população nas articulações comunitárias em prol do desenvolvimento local e no monitoramento das ações do poder público.

O documento traz uma série de sugestões que, se realizadas de forma articulada, podem trazer inúmeros benefícios para a comunidade. Um dos temas centrais deste Plano de Bairro é a questão da mobilidade urbana, certamente um dos maiores desafios de gestão das grandes metrópoles. A partir de um mapeamento e estabelecimento de tipologia das ruas, foi reformulada a proposta de uma rede cicloviária realmente integrada à rede de transportes da cidade, inclusive com destaque para ciclorrotas turísticas. Também são formuladas as diretrizes para rotas escolares seguras, qualificando os entornos das escolas.

A valorização do meio-ambiente e o estímulo de uma relação integrada com a natureza também são esteios importantes do documento. É estimulada, por exemplo, a criação de espaços públicos que contemplem as águas que correm pela cidade — os cursos d’água e o próprio Rio Tietê —, para que seja resgatado o contato com essa riqueza natural. No coração do projeto está a busca por manter um ecossistema equilibrado, protegendo as águas, a fauna e a flora locais a partir de soluções sustentáveis como o plantio sistemático e planejado de árvores, a criação de “jardins de chuva” e a difusão dos chamados “telhados verdes”. São ações que podem contribuir tanto para a redução de temperatura como do risco de enchentes e alagamentos.

Foram meses de articulação comunitária, oficinas e agendas institucionais, que resultaram neste material, que expressa o verdadeiro sentido de que “a união faz a força”. De maneira similar ao processo de urbanização do bairro, a publicação foi construída a muitas mãos, usando ferramentas e metodologias de implementação e monitoramento das ações prioritárias para o Jardim Pantanal. A força na amorosidade e a resiliência dos moradores e lideranças comunitárias trouxeram um olhar cuidadoso e realista para os desafios e infinitas possibilidades de transformação do bairro.

Um dos principais desafios para a realização de projetos e ações de planejamento urbano que promovam o desenvolvimento social nas cidades é a integração entre os diversos setores que compreendem a gestão pública. Abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, pavimentação das ruas com sistemas de drenagem para captação de água das chuvas, melhoria e criação de espaços públicos são ações que, se realizadas articuladamente, têm o poder de resolver muitos dos problemas da comunidade.

“O Plano de Bairro é um material direcionador na busca por mudanças, compartilhamento de informações e, sobretudo, uma ferramenta para a população propor, articular e cobrar pelas transformações que a comunidade tanto necessita e anseia. Por isso, pensar o Plano de Bairro como ferramenta para fazer essa integração entre temas como a utilização dos espaços públicos, ações sociais, meio ambiente, mobilidade urbana, habitação e infraestrutura, pode impactar não somente a sua área de origem, mas também outras áreas que possam estar envolvidas com o seu resultado”, afirma Leila Vendrametto, coordenadora do projeto Urbanizar, do Instituto Alana.

Todo esse processo de discussão sobre o bairro do Jardim Pantanal e consolidação das ideias é uma conquista coletiva, que deve ser usada como um instrumento que contribua para a efetivação do direito à cidade. “Queremos que a publicação seja apropriada por todos os envolvidos na realização das melhorias no Jardim Pantanal. Ela foi pensada e desenvolvida para ser algo prático, que inspire a busca coletiva por soluções. Na publicação estão materializados sonhos, que foram compartilhados ao longo desses anos de luta, trazendo continuidade à Fase I e direcionando maneiras e estratégias para garantir que se tornem realidade. Assim, este caderno é, de fato, um ‘chamado para a ação’”, conclui.

A publicação “Plano de Bairro do Jardim Pantanal Fase II” foi desenvolvida ao longo de 2023, uma parceria entre a comunidade local (por meio de grupos de trabalho temáticos), o projeto Urbanizar e o IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo). Vale lembrar que a primeira fase do Plano de Bairro, lançada em 2022, foi importante para definir com a comunidade as soluções desejadas para o Jardim Pantanal.

Serviço:
Lançamento da
publicação “Plano de Bairro do Jardim Pantanal Fase II”
Data: 2 de março, às 14h
Local: Espaço Alana – Rua Erva do Sereno, 642, Jardim Pantanal – São Paulo / SP
Não há necessidade de inscrição prévia.

clique aqui e faça o download do arquivo pdf do Plano de Bairro do Jardim Pantanal Fase II