Participantes | Debate Contexto: Brasil, hoje

Moderadora

Lizete Rubano, arquiteta e urbanista pela FAU Mackenzie (1981), mestre e doutora pela FAU USP (1992 e 2001). Professora e pesquisadora tem como tema o projeto como investigação e a questão da habitação coletiva como objeto. Coordena atualmente o EMAU-Mosaico, escritório modelo da FAU Mackenzie, participando de diversos grupos de trabalho, que atuam junto à moradia em área central e ao patrimônio material e imaterial. As pesquisas, na área de habitação coletiva e cidade voltam-se às políticas públicas e à ação , pela experiência cotidiana, nos territórios urbanos.


Debatedores

Graziela Kunsch é artista, educadora, curadora e editora. Sua prática implica um alargamento do chamado “público da arte”, com cruzamentos entre esferas públicas e agentes sociais. Participou de duas edições da Bienal de São Paulo e da X Bienal de Arquitetura. É doutora pela ECA-USP, professora de Arte contemporânea, Arte e política hoje e Curadoria e mediação na Universidade Federal de São Paulo e editora da revista Urbânia. Foi militante do Movimento Passe Livre, integrante da USINA – Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado e responsável pela formação de público no projeto Vila Itororó Canteiro Aberto, onde hoje segue como uma das coordenadoras da Clínica Pública de Psicanálise. Site: naocaber.org


Hélio Menezes, mestre e doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo. Bacharel em Relações Internacionais e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e Etno-História (USP). Atua como curador independente e tem desenvolvido reflexões sobre arte afro-brasileira, relações raciais, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo.


Maria Inês Nassif, jornalista brasileira, em sua trajetória profissional, passou por diversos veículos de comunicação, como Valor Econômico, Jornal do Brasil, O Globo, A Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Agência Dinheiro Vivo, Carta Maior e GGN, normalmente em pautas relacionadas à política e a economia. Por sua atuação como repórter no GGN, recebeu o Troféu Mulher Imprensa, na categoria “Repórter de site de notícias”, em 2014.


Kazuo Nakano, arquiteto urbanista, graduado pela FAUUSP, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP, doutor em demografia pelo NEPO-UNICAMP. Trabalhou no Instituto Polis. Foi gerente de projetos no Ministério das Cidades e diretor do Departamento de Urbanismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura do Município de São Paulo no qual coordenou a revisão do Plano Diretor Estratégico. É professor do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo.


Página anterior