PARA ONDE VAMOS

Por uma agenda de mobilidade na periferia de SP

A cidade de São Paulo é marcada por desigualdades sociais que se revelam também na forma como seus habitantes se deslocam por ela. Quanto menor a renda, maior o gasto proporcional com o transporte, maior o tempo de deslocamento, piores as condições do transporte e menor o acesso a oportunidades. Por isso, qualificar o debate e organizar as reivindicações das comunidades é uma oportunidade para que sejam implantadas políticas de mobilidade e transporte que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Pensando nisso, o Instituto de Arquitetos do Brasil-São Paulo (IABsp), em parceria com o Instituto Aromeiazero e a 99, realizou ações de comunicação em cinco regiões de São Paulo (SP) para fomentar o debate sobre mobilidade urbana e entender as reivindicações dos moradores locais durante o período eleitoral. São elas: Jardim Pantanal (ZL), Parque Pinheirinho D’Água (ZN), Parque Novo Mundo (ZN), Jardim Gaivotas-Península do Cocaia (Grajaú – ZS) e Cidade Tiradentes (ZL).

 

Foram realizadas oficinas nas comunidades para elaborar um diagnóstico e consolidar as reivindicações dos moradores locais. Algumas oficinas foram presenciais (com a presença apenas de lideranças locais, por causa da pandemia de Covid-19) e outras foram virtuais. Além disso, cada região vai receber intervenções pontuais rápidas, com o objetivo de provocar transformações, atrair o interesse das comunidades sobre a mobilidade local e chamar a atenção do poder público.

No final do projeto, o material produzido nas oficinas com as principais reivindicações da população local, vai virar um caderno de diretrizes com a agenda de mobilidade de cada território, para ser entregue na primeira quinzena de janeiro de 2021 ao prefeito e parlamentares eleitos!

 

 

Em breve mais informações sobre cada território!

Cidade Tiradentes
Jardim Gaivotas-Península do Cocaia (Grajaú)
Jardim Pantanal
Parque Novo Mundo
Parque Pinheirinho D’Água

 

Equipe IABsp
Coordenação: Simone Gatti
Produção: Karina de Souza
Consultoras de Mobilidade: Vivi Tiezzi, Letícia Lemos, Kelly Fernandes e Letícia Sabino

Equipe Aromeiazero
Gerente de projeto: Cadu Ronca
Comunicação: Murilo Casagrande
Coordenação: Renata Cirilo

Mapas: Carolina Passos e André Freitas
Design: Oya Estúdio Criativo
Apoio: 99
Fotografia: Maitê Lopes