PROGRAMACÃO 13ª BIENAL DE ARQUITETURA

Travessias – 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
27 de maio a 17 de julho de 2022
Entrada gratuita

CONTATO
13bienal@bienaldearquitetura.org.br
bienaldearquitetura.org.br
Agendamento de visitas em grupo via e-mail: educativo@bienaldearquitetura.org.br

CCSP
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000
Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h

Sesc Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000
Horário de funcionamento:
Terça a sexta, 10h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30


PROGRAMAÇÃO

ABERTURAS DAS EXPOSIÇÕES

27 DE MAIO
18h | Abertura no Sesc Avenida Paulista.
Local: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000.
Confira como foi a abertura no canal do IABsp no youtube (link).

04 DE JUNHO
17h | Abertura no Centro Cultural São Paulo.
Local: CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000.

 

CONFERÊNCIAS

27 DE MAIO
20h – 22h | CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Entre Calvino e Ferrigno: as memórias do corpo na cidade invisível da Preta Quitandeira – com Joice Berth
Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência.
Local: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

Partindo de uma análise da emblemática obra de Antonio Ferrigno, Preta Quitandeira (1900), atravessada pelas cidades peculiares de Ítalo Calvino, Joice propõe uma reflexão guiada pelas percepções de Beatriz Nascimento sobre o percurso do corpo negro, com suas memórias transatlânticas ainda presentes, pelas suposições da epigenética, cocriando uma cidade à parte, que resiste porque parte, primeiramente, do conceito de corpo-território.

Joice Berth é arquiteta e urbanista, psicanalista em formação e escritora. Participou como jurada no Prêmio de Arquitetura do Instituto Ruy Ohtake/Akzonobel/IAB. Cria conteúdo para redes sociais e plataformas como o portal Terra, Elle Brasil, Glamurama, sobre temas de conscientização de questões sociais, desigualdades e saúde mental.

18 DE JUNHO
16h – 18h | CONFERÊNCIA INTERMEDIÁRIA
O Museu Antropocênico: arquitetura na era do trauma, resistência e cura – com Kabage Karange (Cave_bureau)
Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência.
Local: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

Os programas de pesquisa e exposição do Cave_bureau se dão sob o que eles chamam de Museu do Antropoceno. Esse título conjunto reforça a proposição da nova era geológica em que vivemos, embora de um ponto de vista decolonial. O Antropoceno é um tempo geológico que se acredita ter tido início a partir da metade do século XX, durante o qual os processos do nosso planeta têm sido profundamente alterados pela atividades humanas que ocorrem desde a Revolução Industrial. Buscamos desafiar coletivamente a concepção e operação ocidental dominante do Antropoceno, que é, na verdade, enraizada no imperialismo e no colonialismo de assentamentos atuais. A partir de uma perspectiva da narrativa oral africana, encenamos eventos de resistência natural em cavernas com diversas comunidades localizadas em torno dessas estruturas pré-históricas, para lembrar nossas antigas e recentes histórias de trauma, ao passo que começamos a imaginar novos modos arquitetônicos de cura.

Cave_Bureau é um escritório de arquitetos e pesquisadores com sede em Nairóbi que mapeia explorações em arquitetura e urbanismo na natureza. Seu trabalho aborda o contexto antropológico e geológico da cidade africana pós-colonial como forma de enfrentar os desafios de suas vidas rurais e urbanas contemporâneas.

17 DE JULHO
16h – 18h | CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
(Re)pensar as práticas – Florencia Sobrero (Taller General)
Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência.
Local: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

No Taller General abordamos as nossas motivações ou preocupações pessoais por meio da arquitetura. Durante a conferência serão desenvolvidos dois temas. Por um lado, a questão de gênero, pois é um ponto de conflito que vivenciamos dia após dia, em um contexto ultra-hegemônico e patriarcal, como o campo do design e da construção. De outro, o deslocamento e a mobilidade humana enfrentados por milhões de pessoas em trânsito pelos países da América Latina, muitas vezes sem lugar para chegar ou ficar. Cenários que nos levam a (re)pensar: quem tem a oportunidade de construir? Quais são as alternativas que temos, les arquitectes? Como você pode gerar uma contribuição para as comunidades em movimento por meio da arquitetura? A partir dessas questões, surgem os dias de construção participativa com perspectiva de gênero: Femingas, destinado a nós que nos encontramos deslocados, invisibilizados e confrontados com barreiras de acesso em termos de desenho, construção ou modificação espacial; e o Abrigo Temporário Humanx em El Juncal (fronteira norte do Equador) para pessoas em situação de mobilidade.

O Taller General é um espaço de confluência onde canalizamos a nossa prática por meio do trabalho arquitetônico. Composto por: Martín Real, arquiteto pela Puce, e mestre em Arquitetura – Projetos Integrais pela Uisek, e Florencia Sobrero, arquiteta pela UNC, mestre em Gênero e Comunicação pela Uasb. 


PERFORMANCES

04 DE JUNHO
17h30 – 18h30 | PERFORMANCE
Ponto final, ponto seguido – com Uýra
Entrada livre.
Local: CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000

A ativação da mata dormente pela construção de um sistema de raízes brotantes. A vida é ensinada como um encontro de linhas – mas nada que vive é linha. São contornos dançantes, ressurgências multidirecionais dentro do caos, vindas de um centro – uma semente primária, da memória de uma anciã. São da mata, mas são urbanas também. Contemporâneas e ancestrais. (escrita por Thiago acerca de falas da Uyra – a confirmar)

Uýra é uma entidade híbrida, o entrelaçar dos conhecimentos científicos da biologia às sabedorias ancestrais indígenas. Chama as plantas por seus nomes populares e em latim, e assim evoca suas propriedades medicinais, seus gostos, seus cheiros, seus poderes. O resultado é uma compreensão complexa e intrincada da mata, um emaranhado de conhecimentos e buscas. Uýra se apresenta como “uma árvore que anda”. Nasceu em 2016, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, quando a biólogo decidiu expandir sua pesquisa acadêmica e buscar formas de levar o debate sobre a conservação ambiental e os direitos indígenas e LGBT+ às comunidades de Manaus e seus arredores. Em aulas de arte e biologia, ou performances fotográficas, em maquiagens e camuflagens, em textos e instalações, o que Uýra faz é falar desde a floresta e com ela.

10 DE JULHO
16h – 17h | PERFORMANCE
Kiua Matamba – “A Força dos Ventos” – com Mona Rikumbi e com Mona Rikumbi e Adetayo Ariel
Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência.
Local: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000.

 

ATIVAÇÃO DE OBRAS

28 DE MAIO
16h – 18h | ATIVAÇÃO DA OBRA “HERANÇA + O FABULOSO INVENTÁRIO DO MEU AVÔ”
Chamamento: a cidade é sua herança – com Gabriela Leandro Pereira, Mariana Leandro Pereira, Pablo Santos e Mariana Ribeiro Pardo
Inscrições aqui.

Local: Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP,  01311-000.

Quem são as pessoas que constroem as arquiteturas que se erguem nas nossas cidades? Como a história material das obras se entrelaça com suas próprias vidas? “Chamamento” é um convite – em especial para pessoas que trabalham ou trabalharam na construção civil e seus descendentes – para criarmos novas e afetuosas notas biográficas sobre as vidas invisibilizadas pela história oficial da arquitetura. É parte do projeto “Herança + O fabuloso inventário das obras do meu avô”.

Gabriela e Mariana Leandro Pereira são irmãs. Gabriela é arquiteta e urbanista, professora na Universidade Federal da Bahia, onde realiza pesquisas sobre a cidade, interseccionadas pelos estudos raciais e de gênero. Mariana é bacharel em direito, pesquisadora independente, pós graduada em Mediação, Gestão e Resolução de Conflitos, sócia-fundadora da Tangram Diálogos e do Coletivo Dialogar. Pablo dos Santos é graduado em Redes de Computadores pela Faculdade Católica Salesiano, também estudioso de programação e banco de dados. Mariana Pardo é arquiteta e urbanista (FAUFBA), com mestrado em andamento em planejamento urbano e regional (FAUUSP). Integra os Grupos Mapografias Urbanas (SP/SP) e Corpo, Discurso e Território (SSA/BA).

05 DE JUNHO
10h30 – 12h | ATIVAÇÃO DA OBRA “ATIVAR PIEDADE”
Lá na Piedade: conversa e experimentação – com Juliana Lisboa, Renato Pontello e Dona Sandra Reis
Inscrições: (link)
Local: CCSP – Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000.

A partir de uma vivência na instalação Ativar Piedade, o público é convidado a adentrar a Piedade, uma comunidade marcada pela coletividade, pelas tradições do samba e pela sua conexão com a natureza, que no entanto vem sofrendo sistematicamente os efeitos da violência e um consequente processo de evasão. A ação terá a presença da moradora e benzedeira Sandra Reis, o compartilhamento de ervas medicinais colhidas na Piedade, um tour em realidade aumentada pelo trajeto da intervenção urbana e outras trocas.

Juliana Lisboa, Renato Pontello e Dona Sandra Reis fazem parte do coletivo Cidade Quintal, um laboratório de práticas urbanas que desde 2016 se dedica a fortalecer comunidades a partir da arte, do design participativo e do urbanismo.

19 DE JUNHO
17h – 18h30 | ATIVAÇÃO DA OBRA “ILUMINAI OS TERREIROS”
Roda de conversa e intervenção artística – com Jaime Lauriano e Cartografia Negra
Entrada livre.
Local: CCSP – Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000.

26 DE JUNHO
16h – 18h | ATIVAÇÃO DA OBRA “ILHA EM MIM”
Arquipélago – com Carolina Clasen, Jorge Bassani e Tim (Wellington Neri)
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.

 

MESAS DE DEBATES

01 DE JUNHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Memória e cidade
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

A cidade como espaço construído conta a história de quem a constrói, isto é, sua autoria, e em diversas circunstâncias pode existir um “para que” foi construída, que dialoga diretamente com a demanda de sua edificação. Neste sentido, ao interrogar-se cada canto da cidade, reverbera uma memória de quem a construiu e quem ordenou sua construção. Espaços para esta escuta e reflexão são possibilidades que motivam a interação/transformação nas memórias de passado, presente e futuro.

ABERTURA
Nivaldo Andrade Arquiteto e urbanista, mestre e doutor em arquitetura e urbanismo pela UFBA. Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Ex Presidente Nacional do IAB.

MEDIAÇÃO
Flávia Brito Professora na FAU USP. Bacharel e licenciada em História pela UFF, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, obteve o título de mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Realizou pós-doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne no Centre d’Histoire Sociale des Mondes Contemporaines. Atualmente é conselheira suplente no Conpresp representante do IABSP.

CONVIDADOS
Igor Vicente Pesquisador no Núcleo de Acervo e Pesquisa do Theatro Municipal de São Paulo e integra a Nação do Maracatu Encanto do Pina (PE), o grupo Maracatu Ouro do Congo (SP) e o Espaço Cultural CITA (SP).

Mônica Lima Professora do Instituto de História da UFRJ, onde coordena o LEÁFRICA. Participou da redação do dossiê do Cais do Valongo a Patrimônio Mundial e do projeto Museu de Território para o IHCAB, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

02 DE JUNHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Arquitetura e moradia
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

O desenvolvimento de frentes na arquitetura que ofereçam soluções às crises de habitação estruturadas pelo neoliberalismo é uma das necessidades observadas pela 13ª BIA. Todos os processos de construção precisam elencar a necessidade de morar, estipulando o direito à arquitetura em conjunto a essa necessidade, possibilitando assim a dignidade na habitação.

MEDIAÇÃO
Karina Leitão Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1999), Mestrado pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM-USP (2004) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (2009). Desde 2002, é pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP, que coordenou entre janeiro de 2016 e março de 2020. Tem focado suas pesquisas em Habitação Popular, Planejamento Urbano e Regional, Gestão Municipal, Políticas Públicas Urbanas e Impactos de Grandes Projetos.

CONVIDADAS
Carmen Silva liderança do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), conhecida por reivindicar o direito à moradia nos centros urbanos. Premiada pela Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas, foi candidata à vereadora de São Paulo. Grande voz atual para as lutas sociais.

Maura Cristina de Melo Silva, Graduada em Psicologia, integrante Movimento de Mulheres Negras da Bahia, Coordenadora Estadual Movimento Sem Teto da Bahia, Integrante e fundadora da Articulação de Movimentos e Comunidades Centro Antigo de Salvador, integrante representante da Bahia Despejo Zero, moradora de uma ocupação no Centro Histórico de Salvador

08 DE JUNHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Corpos e territórios
Mediação: Kaísa Santos.
Convidados: Filipe Fontes e Marco Antônio Gavério.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

09 DE JUNHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Cartografia da desigualdade social e pandemia
Mediação: Pedro Rossi.
Convidados: Cleide Alves e Sarah Marques.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

16 DE JUNHO
18h – 20h | MESA ONLINE
A cosmogonia do capitalismo (racial)
Mediação: Carolina Piai Vieira e Thiago Ahmose.
Convidados:  Casé Angatu e Dele Adeyemo.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

 22 DE JUNHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Racismo ambiental
Mediação: Dulce Maria Pereira.
Convidados: Guilherme Brasil, Marina Marçal e Rodrigo Santos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

23 DE JUNHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Resistência e resiliência na construção
Mediação: Luiz Antônio de Souza.
Convidados: Aisha Angéle Leandro Diéne e Ilídio Daio.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

29 DE JUNHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Repensando ensino e a formação de arquitetura
Mediação: Leo Name.
Convidados: Brunna Barcelos Gianordoli e Nora Zoila Lamfri.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link). 

30 DE JUNHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Culturas insurgentes e decoloniais
Mediação: Marianna Boghosian Al Assal.
Convidados: Gloria Cabral e Vivi Pozzoli.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link). 

01 DE JULHO
19h – 21h | MESA PRESENCIAL
Territórios e raça
Mediação: Gabriela de Matos.
Convidados: Kévi Donat e Marcelo Zig.
Local: CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000 

03 DE JULHO
10h – 12h | MESA PRESENCIAL
Corpos, comunidade e arquitetura
Mediação: Melissa Matsunaga.
Convidados: Marion Howa e Reginaldo de Túlio.
Local: Cine Favela – Rua do Pacificador, 288, Cidade Nova Heliópolis – São Paulo – SP, 04235-230

06 DE JULHO
19h | MESA ONLINE
Tramas e costuras
Mediação: Thiago Ahmose.
Convidados: Budga Nhambiquara e Leandro Karaí Mirim Pires Gonçalves.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

 

OFICINAS

28 DE MAIO
09h – 16h30 | OFICINA
Oficina com Arquitetura na Periferia
Convidadas: Arquitetura na Periferia.
Inscrições para o público local.
Local: Espaço Alana – R. Erva do Sereno, 642 – Jardim Pantanal, São Paulo – SP, 08180-010.

O objetivo da oficina é capacitar as participantes para repetir o processo em suas casas e abrir portas para fortalecer o GT de mulheres do Jardim Pantanal e outras ações de assessoria técnica para melhoria da moradia no local. Além disso, reforçar o fato de que as mulheres podem entender melhor o espaço de suas casas, planejar e estar à frente das decisões.

Arquitetura na Periferia é uma iniciativa sem fins lucrativos que reúne e capacita mulheres para a independência de reformar e construir as próprias casas a partir de um processo de assessoria técnica. 

19 DE JUNHO
10h – 12h30 | OFICINA
Tekoá Yvy-Porã: outra forma de viver em São Paulo
Convidado: Jurandir Karai Jekupe.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Local: Aldeia Yvy-Porã – Estrada Turística do Jaraguá, Vila Jaraguá – São Paulo – SP,  02675-031. 

16 DE JULHO
14h30 – 16h30 | OFICINA
Como (re)construir moradia popular de baixo custo usando materiais locais e mão de obra disponível?
Convidado: Jac-Ssone Alerte.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Local: CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000.

 

TRAVESSIAS

29 DE MAIO
10h – 13h | TRAVESSIAS FOTOGRÁFICAS: EXPOSIÇÃO DAIDO MORIYAMA + 13ª BIA
Roteiro 01 – Bixiga: entre-águas (IMS)
Abertura: Daniele Queiroz e Thyago Nogueira.
Convidados: Isabella Santos e Coletivo Coletores.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Ponto de encontro: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-300.

As travessias em parceria entre a 13ª Bienal de Arquitetura e a exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles, têm como objetivo promover aproximações entre a fotografia feita por Moriyama e o olhar para a cidade de São Paulo. A caminhada começa na avenida Paulista, onde a exposição está em cartaz, provocando o olhar para a cidade através da fotografia, com inspirações no pensamento conceitual de Moriyama. Ao longo do trajeto seguinte, os participantes são convidados a conhecer a história do lugar e a criar suas próprias imagens. O bairro do Bixiga concentra importantes cursos d’água como o Saracura e o Itororó. Por se tratar de uma região entre rios, foi marcante a presença dos povos originários na cidade. A memória do Saracura também tem grande relevância porque a sua margem abrigou um quilombo e a escola de samba Vai-Vai. A travessia proposta seguirá o curso dos rios, passando pela região do Teatro Oficina (Parque do Bixiga) até o Vale do Anhangabaú, onde os dois rios desaguam.

CONVIDADOS
Thyago Nogueira Curador e editor. Dirige o departamento de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles e é editor-chefe da revista ZUM. É curador da Exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles.

Daniele Queiroz Curadora-assistente de Fotografia Contemporânea no Instituto Moreira Salles. Fundadora da plataforma e grupo de estudos “A história é outra”, que estuda mulheres fotógrafas e metodologias decoloniais de aproximação à imagem. É assistente de curadoria da Exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles.

Isabella Santos – Sampa Negra

Coletivo Coletores Formado em 2008 na periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo pelos artistas e pesquisadores Toni Baptiste e Flávio Camargo, tem como proposta pensar as cidades como meio e suporte para suas ações utilizando diferentes linguagens visuais e tecnológicas, discutindo temáticas ligadas às periferias, apagamentos históricos/culturais, assim como o direito à cidade. 

05 DE JUNHO
9h – 12h | TRAVESSIAS
Travessia Centro: morar e resistir (CAU/SP)
Convidado: Ricardo Luis Silva.
Inscrições: (link)
Ponto de encontro: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP,  01013-000.

A cidade de São Paulo possui um dos maiores déficits habitacionais do Brasil e contava, em 2010, com mais de 30 mil imóveis vagos só no centro. Incentivos legais para a implementação de habitação social na região parecem não ser suficientes: a produção de moradia por conta do mercado imobiliário expulsa famílias de baixa renda para regiões pouco ou nada estruturadas em termos de transporte, equipamentos ou oferta de emprego. Assim, ao ocupar imóveis vagos, movimentos populares têm se estabelecido como resistência pelo direito à cidade. A travessia passa por lugares que marcam a luta por moradia, entremeada por pontos relevantes da memória do centro e discute a atuação do arquiteto frente à emergência habitacional.

CONVIDADO
Ricardo Luis Silva (Ceda el Paso)
Ceda el Paso é um estúdio voltado para produções culturais, oficinas, publicações independentes e experimentações do caminhar, do urbano e seus citadinos e das infinitas leituras e dinâmicas possíveis que estão / fazem o cotidiano. Formam o estúdio Jéssica Andrade, pesquisadora de antropologia urbana e designer, e Ricardo Silva, arquiteto, professor universitário e fotógrafo.

PRODUÇÃO: Jéssica de Souza Andrade.
ESPECIALISTA: Carmen da Silva Ferreira.
RESPONSÁVEL CAU/SP: Thais Borges.
APOIO CAU/SP: Debora Sanchez, Fernanda Simon Cardoso, Renata Ballone. 

12  DE JUNHO
9h – 14h | TRAVESSIAS
Travessia Canindé: várzeas plurais (CAU/SP)
Convidado: Ricardo Luis Silva.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Ponto de encontro: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP,  01013-000. 

15  DE JUNHO
9h – 15h | TRAVESSIAS
Travessia Liberdade: patrimônios de apagamentos (CAU/SP)
Convidado: Ricardo Luis Silva.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Ponto de encontro: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP,  01013-000.

18  DE JUNHO
10h – 13h | TRAVESSIAS FOTOGRÁFICAS: EXPOSIÇÃO DAIDO MORIYAMA + 13ª BIA
Roteiro 02 – Centro: memória e resistências (IMS)
Abertura: Daniele Queiroz e Thyago Nogueira.
Convidados: Cartografia Negra – Raíssa Albano de Oliveira, Pedro Vinicius Alves e Carolina Piai Vieira – e Monike Raphaela.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Ponto de encontro: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-300. 

26  DE JUNHO
8h30 – 17h | TRAVESSIAS
Travessia Ilha do Bororé: temporalidades (CAU/SP)
Convidado: Ricardo Luis Silva.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Ponto de encontro: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP,  01013-000.

05 DE JULHO
19h – 23h | TRAVESSIAS
Entre-Lugares
Convidados: Coletivo Coletores.
Roteiro: São Mateus em Movimento (19h); Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha (20h20); Pátio do Colégio (21h40); Capela dos Aflitos (22h20).
Acesso livre.

16  DE JULHO
10h – 13h | TRAVESSIAS FOTOGRÁFICAS: EXPOSIÇÃO DAIDO MORIYAMA + 13ª BIA
Roteiro 03 – Peabiru: descaminhos (IMS)
Abertura: Daniele Queiroz e Thyago Nogueira.
Convidados: Casé Angatu e Georgia Niara.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Ponto de encontro: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-300.


MOSTRA AUDIOVISUAL – ATRAVESSAMENTOS
Local: Instituto Moreira Salles
IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-300.

07 DE JUNHO
19h – 22h | EXIBIÇÃO E DEBATE
Ôrí (Raquel Gerber)
Mediação: Raissa Albano de Oliveira.
Convidada: Tailane Machado Santos.
Retirada de ingressos 1h antes da exibição.

14 DE JUNHO
19h – 22h | EXIBIÇÃO E DEBATE
Mokoi tekoá petei jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada (Germano Benites, Ariel Duarte Ortega, Jorge Ramos Morinico)
Mediação: Pedro Vinícius Alves.
Convidado: Márcio Mendonça Boggarim.
Retirada de ingressos 1h antes da exibição.

21 DE JUNHO
19h – 22h | EXIBIÇÃO E DEBATE
Para onde voam as feiticeiras (Beto Amaral, Carla Caffé, Eliane Caffé)
Mediação: Viviane de Andrade Sá.
Convidados: Ave Terrena, Carla Caffé e Thata Lopes.
Retirada de ingressos 1h antes da exibição.

03 DE JULHO
16h – 17h40 | EXIBIÇÃO REPRISE
Para onde voam as feiticeiras (Beto Amaral, Carla Caffé, Eliane Caffé)
Retirada de ingressos 1h antes da exibição.

18h – 19h10 | EXIBIÇÃO REPRISE
Mokoi tekoá petei jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada (Germano Benites, Ariel Duarte Ortega, Jorge Ramos Morinico)
Retirada de ingressos 1h antes da exibição.

19h30 – 21h10 | EXIBIÇÃO REPRISE
Ôrí (Raquel Gerber)
Retirada de ingressos 1h antes da exibição.

           

NÚCLEOS EM REDE

29 DE MAIO
14h | OFICINA
Oficina de intervenção Prototype City São Paulo
Aberta para a comunidade local. Entrada livre.
Local: Escola Estadual Professor Fernandes Soares – R. Erva do Sereno, 135 – Jardim São Martinho, São Paulo – SP, 08180-010.

05 DE JUNHO
14h | EVENTO
Celebração Prototype City São Paulo
Aberta para a comunidade local. Entrada livre.
Local: Escola Estadual Professor Fernandes Soares – R. Erva do Sereno, 135 – Jardim São Martinho, São Paulo – SP, 08180-010.

09 DE JUNHO
9h – 11h | OFICINA
Oficina de construção do Parque Naturalizado
Convidados: Guilherme Blauth e equipe Ciranda da Vida.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Local: Rua Kumaki Aoki, 1390 – Jardim Helena, São Paulo – SP, 08090-370 (Portaria principal).

11 DE JUNHO
9h – 13h | EVENTO
Inauguração do Parque Naturalizado
Abertura: Ana Seabra e Leila Vendrametto.
Entrada livre.
Local: Rua Kumaki Aoki, 1390 – Jardim Helena, São Paulo – SP, 08090-370 (Portaria principal).

14h30 – 15h15 | TRAVESSIAS
Show da Banda Alana
Entrada livre.
Local: Rua Kumaki Aoki, 1390 – Jardim Helena, São Paulo – SP, 08090-370 (Portaria principal).

28 DE JUNHO
19h – 21h | EXIBIÇÃO E DEBATE
Lançamento do filme Prototype City São Paulo
Convidados: Alessandro Columbano, Anna Parker, Andrea Amato, Bruna Almeida, Camila Audrey, Danilo Hideki, Laís Avelino e Leila Vendrametto.
Entrada livre.
Local: IABsp – Rua Bento Freitas, 306, República – São Paulo – SP, 01220-000.

07 DE JULHO
19h – 21h | MESA ONLINE
Lançamento da 1ª Fase do Plano de Bairro do Jardim Pantanal
Mediação: Hannah Arcuschin Machado.
Convidados: Alex Abiko, Arlete Pescarolo, Leila Vendrametto, Marcos Gadelho e Simone Gatti.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube (link).

08  DE JULHO
19h – 21h | EXIBIÇÃO E DEBATE
Lançamento do filme Prototype City São Paulo
Convidados: Coletivo CoCriança, IABsp e Instituto Alana.
Aberta para a comunidade local. Entrada livre.
Local: Espaço Alana – R. Erva do Sereno, 642 – Jardim Pantanal, São Paulo – SP, 08180-010.

09 DE JULHO
09h – 12h | TRAVESSIAS
Pedalada e Inauguração da Rota Cicloturística – Plano de Bairro do Jardim Pantanal
Convidado: Rogério Rai.
Inscrições prévias pelo site da Bienal de Arquitetura.
Ponto de encontro: Estação Itaim Paulista da CPTM – Linha 12 Safira (saída para a Rua Cordão de São Francisco).

 


Travessias – 13th International Architecture Biennale of São Paulo
May 27 – July 17, 2022
Free admission

CONTACT
13bienal@bienaldearquitetura.org.br

bienaldearquitetura.org.br
Scheduling group visits via email: educativo@bienaldearquitetura.org.br

CCSP
Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP | 01504-000

Opening hours:
Tuesday to Friday, 10 am– 8 pm
Saturdays, Sundays, and public holidays, 10 am–6 pm

SESC Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP,  01311-000

Opening hours:
Tuesday to Friday, 10 am–9:30 pm
Saturdays, Sundays, and public holidays, 10 am–6:30 pm

 

PROGRAM

CONFERENCES

MAY 27
8 pm – 10 pm | OPENING CONFERENCE
Between Calvino and Ferrigno: the memories of the body in the invisible city of Preta Quitandeira – with Joice Berth
Tickets available 30 minutes before the event.
Location: SESC Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP,  01311-000.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

From an analysis of Antonio Ferrigno’s emblematic work, Preta Quitandeira (1900), crossed by the peculiar cities of Ítalo Calvino, Joice proposes a reflection guided by Beatriz Nascimento’s perceptions on the black body, with its transatlantic memories still present, by the assumptions of epigenetics, co-creating a city apart, which resists because it starts, first, from the concept of body-territory.

Joice Berth Architect and urbanist, psychoanalyst in training, and writer. Joice Berth participated as a judge in the Architecture Award of the Instituto Ruy Ohtake/Akzonobel/IAB. She creates content for social networks and platforms such as Portal Terra, Elle Brasil, Glamurama, on topics of social issues awareness, inequalities, and mental health. 

JUNE 18
4 pm – 6 pm | MIDPOINT CONFERENCE
The Anthropocene Museum: architecture in age of trauma, resistance & healing – with Kabage Karange (Cave_bureau)
Tickets available 30 minutes before the event.
Location: SESC Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP,  01311-000.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

Cave_bureau’s research and exhibition programs fall under what they call The Anthropocene Museum. This conjoined title recognizes the proposed new geological epoch we are living in, except from a decolonial standpoint. The Anthropocene is a geological time interval believed to have started from the middle of the 20th century, in which the processes of our Earth have been profoundly altered by human activities taking place since the industrial revolution. We look to collectively challenge the dominant Western conception and operation of the Anthropocene, which is in fact rooted in imperialism and ongoing settler colonialism. Through an African oral storytelling perspective, we stage events of natural resistance in caves with a multitude of communities that surround these prehistoric structures to remember our distant and near histories of trauma, while beginning to imagine new architectural modes of healing.

Cave_Bureau is a Nairobi-based office of architects and researchers that maps explorations in architecture and urbanism in nature. Their work addresses the anthropological and geological context of the postcolonial African city as a way to face the challenges of their contemporary rural and urban lives.

JULY 17
4 pm – 6 pm | CLOSING CONFERENCE
(Re)thinking practices – with Florencia Sobrero (Taller General)
Tickets available 30 minutes before the event.
Location: SESC Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP,  01311-000.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

At Taller General we address our personal motivations or concerns through architecture. Two themes will be developed during the conference. On the one hand, the issue of gender, since it is a point of conflict that we experience day by day, in an ultra-hegemonic and patriarchal context, such as the field of design and construction. On the other hand, displacement and human mobility faced by millions of people in transit through Latin American countries, often with no place to arrive or stay. Scenarios that lead us to (re)think: who has the opportunity to build? What are the alternatives we have, les arquitectes? How can you make a contribution to communities on the move through architecture? From these issues, the days of participatory construction with a gender perspective emerge: Femingas, intended for us who find ourselves displaced, invisible, and faced with access barriers in terms of design, construction or spatial modification; and the Humanx Temporary Shelter in El Juncal (northern border of Ecuador) for people in mobility.

Taller General is a confluence space where we channel our practice through architectural work. Composed by: Martín Real, architect by Puce, and Master in Architecture – Integral Projects at Uisek, and Florencia Sobrero, architect by UNC, Master in Gender and Communication by Uasb.

 

PERFORMANCES

JUNE 04
5:30 pm – 6:30 pm | PERFORMANCE
Ponto final, ponto seguido – with Uýra
Free admission.
Location: CCSP – Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000.

JULY 10
4 pm – 5 pm | PERFORMANCE
Kiua Matamba – “The Winds Power” – with Mona Rikumbi and Adetayo Ariel
Tickets available 30 minutes before the event.
Location: SESC Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP,  01311-000.

 

ACTIVATION OF WORKS

MAY 28
4 pm – 6 pm | ACTIVATION OF THE WORK “LEGACY + FABULOUS INVENTORY OF MY GRANDFATHER”
Calling: the city is your legacy – with Gabriela Leandro Pereira, Mariana Leandro Pereira, Pablo Santos e Mariana Ribeiro Pardo
Registration through the Architecture Biennale website.
Location: SESC Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP,  01311-000.

Who are the people who build the architectures that rise in our cities? How does the material history of the works intertwine with their own lives? “Chamamento” is an invitation – especially for people who work or have worked in civil construction and their descendants – to create new and affectionate biographical notes about the lives made invisible by the official history of architecture. It is part of the project “Herança + The fabulous inventory of my grandfather’s works”.

Gabriela and Mariana Leandro Pereira are sisters. Gabriela is an architect and urban planner, a professor at the Federal University of Bahia, where she conducts research on the city, intersected by racial and gender studies. Mariana holds a bachelor’s degree in law, an independent researcher, a postgraduate degree in Mediation, Management and Conflict Resolution, founding partner of Tangram Diálogos and Coletivo Dialogar. Pablo dos Santos has a degree in Computer Networks from Faculdade Católica Salesiano, and is also a programming and database expert. Mariana Pardo is an architect and urban planner (FAUFBA), with a master’s degree in progress in urban and regional planning (FAUUSP). It integrates the Urban Mapographies (SP / SP) and Body, Discourse and Territory (SSA / BA) groups.

JUNE 05
10:30 am – 12 pm | ACTIVATION OF THE WORK “ATIVAR PIEDADE”
At Piedade: conversation and experimentation – with Juliana Lisboa, Renato Pontello e Dona Sandra Reis
Registration through the Architecture Biennale website.
Location: CCSP – Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000.

JUNE 19
5 pm – 6:30 pm | ACTIVATION OF THE WORK “LIGHT UP THE TERREIROS”
Discussion and artistic intervention – with Jaime Lauriano e Cartografia Negra
Free admission.
Location: CCSP – Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000.

JUNE 26
4 pm – 6 pm | ACTIVATION OF THE WORK “ISLAND IN ME”
Archipelago – with Carolina Clasen, Jorge Bassani e Tim (Wellington Neri)
Registration through the Architecture Biennale website.
Location: CCSP – Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000.


TALKS
 

JUNE 01
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Memory and city
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

The city as a built space tells the story of those who build it, that is, its authorship, and in various circumstances there may be a “what for” it was built, which dialogues directly with the demand for its construction. In this sense, when questioning every corner of the city, a memory of who built it and who ordered its construction reverberates. Spaces for this listening and reflection are possibilities that motivate interaction/transformation in memories of past, present and future.

OPENING
Nivaldo Andrade Architect and urban planner, master and doctor in architecture and urbanism from UFBA. Associate Professor at the Faculty of Architecture and coordinator of the Graduate Program in Architecture and Urbanism at UFBA. Former National President of the IAB.

MEDIATION
Flávia Brito Professora na FAU USP. Bacharel e licenciada em História pela UFF, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, obteve o título de mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Realizou pós-doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne no Centre d’Histoire Sociale des Mondes Contemporaines. Atualmente é conselheira suplente no Conpresp representante do IABSP.

GUESTS
Igor Vicente Born in Taboão da Serra (SP), is a researcher at the São Paulo Municipal Theater Collection and Research Center and is part of the Nação do Maracatu Encanto do Pina (PE), the group Maracatu Ouro do Congo (SP) and the CITA Cultural Space (SP).

Mônica Lima She is a professor at the Institute of History at UFRJ, where she coordinates LEÁFRICA. She participated in the writing of the dossier on Cais do Valongo as a World Heritage Site and in the Territory Museum project for the IHCAB, of the City of Rio de Janeiro.

JUNE 02
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Architecture and housing
Mediation: Karina Leitão.
Guests: Carmen Silva and Maura Cristina de Melo Silva.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JUNE 08
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Bodies and territories
Mediation: Kaísa Santos.
Guests: Filipe Fontes and Marco Antônio Gavério.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JUNE 09
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Cartography of social inequality and pandemic
Mediation: Pedro Rossi.
Guests: Cleide Alves and Sarah Marques.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JUNE 16
6 pm – 8 pm | ONLINE TALK
The cosmogony of (racial)capitalism
Mediation: Carolina Piai Vieira and Thiago Ahmose.
Guests: Casé Angatu and Dele Adeyemo.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JUNE 22
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Environmental racism
Mediation: Dulce Maria Pereira.
Guests: Guilherme Brasil, Marina Marçal and Rodrigo Santos.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JUNE 23
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Resistance and resilience in construction
Mediation: Luiz Antônio de Souza.
Guests: Aisha Angéle Leandro Diéne and Ilídio Daio.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JUNE 29
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Rethinking teaching and training in architecture
Mediation: Leo Name.
Guests: Brunna Barcelos Gianordoli and Nora Zoila Lamfri.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JUNE 30
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Insurgent and decolonial cultures
Mediation: Marianna Boghosian Al Assal.
Guests: Gloria Cabral and Vivi Pozzoli.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JULY 01
7 pm – 9 pm | TALK
Territories and race
Mediation: Gabriela de Matos.
Guests: Kévi Donat and Marcelo Zig.
Location: CCSP – Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP | 01504-000

JULY 03
10 am – 12 am | TALK
Bodies, community, and architecture
Mediation: Melissa Matsunaga.
Guests: Marion Howa and Reginaldo de Túlio.
Location: Cine Favela – Rua do Pacificador, 288, Cidade Nova Heliópolis – São Paulo – SP, 04235-230

JULY 06
7 pm – 9 pm | ONLINE TALK
Weaves and seams
Mediation: Thiago Ahmose.
Guests: Budga Nhambiquara and Leandro Karaí Mirim Pires Gonçalves.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

 

WORKSHOPS

MAY 28
9 am – 4:30 pm | WORKSHOP
Workshop with Arquitetura Na Periferia
Registration for the local public.
Location: Espaço Alana – R. Erva do Sereno, 642 – Jardim Pantanal, São Paulo – SP, 08180-010.

The objective of the workshop is to train participants to repeat the process in their homes and open doors to strengthen the Jardim Pantanal Women’s workgroup and other technical assistance actions to improve housing in the area. In addition, reinforce the fact that women can better understand the space of their homes, plan and be ahead of decisions.

Arquitetura na Periferia is a non-profit initiative that brings together and trains women for independence to renovate and build their own homes through a technical advisory process.

JUNE 19
10 am – 12:30 pm | WORKSHOP
Tekoá Yvy-Porã: Another Way Of Living In São Paulo
Guest: Jurandir Karai Jekupe.
Registration through the Architecture Biennale website.
Location: Aldeia Yvy-Porã – Estrada Turística do Jaraguá, Vila Jaraguá – São Paulo – SP,  02675-031

JULY 16
2:30 pm – 4:30 pm | WORKSHOP
How to (re)build low-cost popular housing using local materials and available labor?
Guest: Jac-Ssone Alerte.
Registration through the Architecture Biennale website.
Location: CCSP – Rua Vergueiro, 1000,  Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000

 

CROSSINGS

MAY 29
10 am – 1 pm | PHOTOGRAPHIC CROSSINGS: DAIDO MORIYAMA EXHIBITION + 13TH BIA
Route 01 – Bixiga: between waters (IMS)
Registration through the Architecture Biennale website.
Meeting point: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-300.

The crossings in partnership between the 13th BIA and the exhibition Daido Moriyama: a retrospective, organized by Instituto Moreira Salles, aim to promote approximations between the photography made by Moriyama and the look at the city of São Paulo. The walk begins on Avenida Paulista, where the exhibition is on display, provoking a look at the city through photography, inspired by Moriyama’s conceptual thinking. Along the following route, participants are invited to learn about the history of the place and to create their own images. The Bixiga district concentrates important waterways such as Saracura and Itororó. As it is a region between rivers, the presence of the original peoples in the city was significant. The memory of Saracura also has great relevance because on its bank there was a quilombo and the samba school Vai-Vai. The proposed crossing will follow the course of the rivers, passing through the Teatro Oficina region (Parque do Bixiga) to the Vale do Anhangabaú, where both rivers flow.

GUESTS
Thyago Nogueira Curator and editor. He directs the Contemporary Photography department at Instituto Moreira Salles and is editor-in-chief of ZUM magazine. He is curator of the exhibition Daido Moriyama: a retrospective, organized by Instituto Moreira Salles.

Daniele Queiroz Assistant curator of Contemporary Photography at Instituto Moreira Salles. Founder of the platform and study group “History is another”, which studies women photographers and decolonial methodologies to approach the image. She is assistant curator of the exhibition Daido Moriyama: a retrospective, organized by Instituto Moreira Salles.

Isabella Santos – Sampa Negra

Coletivo Coletores Were formed in 2008 in the east zone of São Paulo, in the city’s outskirts, by the artists and researchers Toni Baptiste and Flávio Camargo. The collective aims to think cities as a way and support to their actions in different visual and technological languages, discussing themes related to the outskirts, cultural/historical erasing, and also the rights to the city.

JUNE 05
9 am – 12 pm | CROSSINGS
Downtown: living and resisting (CAU/SP)
Guest: Ricardo Luis Silva.
Registration through the Architecture Biennale website.Meeting point: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP,  01013-000.

JUNE 12
9 am – 2 pm | CROSSINGS
Canindé: plural floodplains (CAU/SP)
Guest: Ricardo Luis Silva.
Registration through the Architecture Biennale website.
Meeting point: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP,  01013-000.

JUNE 15
9 am – 3 pm | CROSSINGS
Liberdade: erasures heritage (CAU/SP)
Guest: Ricardo Luis Silva.
Registration through the Architecture Biennale website.
Meeting point: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP,  01013-000.

JUNE 18
10 am – 1 pm | PHOTOGRAPHIC CROSSINGS: DAIDO MORIYAMA EXHIBITION + 13TH BIA
Route 02 – Downtown: memory and resistances (IMS)
Opening: Daniele Queiroz and Thyago Nogueira.
Guests: Cartografia Negra (Raíssa Albano de Oliveira, Pedro Vinicius Alves, Carolina Piai Vieira) and Monike Raphaela.
Registration through the Architecture Biennale website.
Meeting point: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-300.

JUNE 26
8:30 am – 5 pm | CROSSINGS
Bororé Island: temporalities (CAU/SP)
Guest: Ricardo Luis Silva.
Registration through the Architecture Biennale website.
Meeting point: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP,  01013-000.

JULY 05
7 pm – 11 pm | CROSSINGS
Entre-Lugares
Guests: Coletivo Coletores.
Itinerary: São Mateus em Movimento (19h); Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha (20h20); Pátio do Colégio (21h40); Capela dos Aflitos (22h20).
Free acess.

JULY 16
10 am – 1 pm | PHOTOGRAPHIC CROSSINGS: DAIDO MORIYAMA EXHIBITION + 13TH BIA
Route 03 – Peabiru: unpaths (IMS)
Opening: Daniele Queiroz and Thyago Nogueira.
Guest: Casé Angatu and Georgia Niara.
Registration through the Architecture Biennale website.
Meeting point: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-300.

 

AUDIOVISUAL FESTIVAL – ATRAVESSAMENTOS
Location: Instituto Moreira Salles
IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-300.

JUNE 07
7 pm – 10 pm | SCREENING AND TALK
Ôrí (Raquel Gerber)
Mediation: Raissa Albano de Oliveira.
Guest: Tailane Machado Santos.
Tickets available 1h before screening.

JUNE 14
7 pm – 10 pm | SCREENING AND TALK
Mokoi tekoá petei jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada (Germano Benites, Ariel Duarte Ortega, Jorge Ramos Morinico)
Mediation: Pedro Vinícius Alves.
Guest: Márcio Mendonça Boggarim.
Tickets available 1h before screening.

JUNE 21
7 pm – 10 pm | SCREENING AND TALK
Para onde voam as feiticeiras (Carla Caffé)
Mediation: Viviane de Andrade Sá.
Guests: Ave Terrena, Carla Caffé and Thata Lopes.
Tickets available 1h before screening.

JULY 03
4 pm – 5:40 pm | REPRISE SCREENING
Para onde voam as feiticeiras (Carla Caffé)
Tickets available 1h before screening.

6 pm – 7:10 pm | REPRISE SCREENING
Mokoi tekoá petei jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada (Germano Benites, Ariel Duarte Ortega, Jorge Ramos Morinico)
Tickets available 1h before screening.

7:30 pm – 21:10 pm | REPRISE SCREENING
Ôrí
Tickets available 1h before screening.

 

SITES IN NETWORK

MAY 29
2 pm | WORKSHOP
Construction workshop of Prototype City São Paulo
Open to the local community. Free access.
Location: Escola Estadual Professor Fernandes Soares – Rua Erva do Sereno, 135 – Jardim São Martinho, São Paulo – SP,  08180-010.

JUNE 05
2 pm | EVENT
Celebration of Prototype City São Paulo
Open to the local community. Free access.
Location: Escola Estadual Professor Fernandes Soares – Rua Erva do Sereno, 135 – Jardim São Martinho, São Paulo – SP,  08180-010.

JUNE 09
9 am – 11 am | WORKSHOP
Construction Workshop of Parque Naturalizado
Guests: Guilherme Blauth e equipe Ciranda da Vida.
Registration through the Architecture Biennale website.
Location: Rua Kumaki Aoki, 1390 – Jardim Helena, São Paulo – SP, 08090-370 (Main entrance).

JUNE 11
9 am – 1 pm | EVENT
Inauguration of Parque Naturalizado
Opening: Ana Seabra e Leila Vendrametto.
Free access.
Location: Rua Kumaki Aoki, 1390 – Jardim Helena, São Paulo – SP, 08090-370 (Main entrance).

2:30 pm – 3:15 pm | EVENT
Banda Alana Concert
Free access.
Location: Rua Kumaki Aoki, 1390 – Jardim Helena, São Paulo – SP, 08090-370  (Main entrance).

JUNE 28
7 pm – 9 pm | SCREENING AND TALK
Premiere of Prototype City São Paulo Film
Guests: Alessandro Columbano, Anna Parker, Andrea Amato, Bruna Almeida, Camila Audrey, Danilo Hideki, Laís Avelino e Leila Vendrametto.
Free access.
Location: IABsp – Rua Bento Freitas, 306, República – São Paulo – SP, 01220-000.

JULY 07
7 pm – 9 pm |  TALK
Launch of the 1st phase of the Neighborhood Plan of Jardim Pantanal
Mediation: Hannah Arcuschin Machado.
Guests: Alex Abiko, Arlete Pescarolo, Leila Vendrametto, Marcos Gadelho and Simone Gatti.
Live streaming on IABsp youtube channel (link).

JULY 08
7 pm – 9 pm | SCREENING AND TALK
Premiere of Prototype City São Paulo Film
Guests: Coletivo CoCriança, IABsp and Instituto Alana.
Open to the local community. Free access.
Location: Espaço Alana – R. Erva do Sereno, 642 – Jardim Pantanal, São Paulo – SP, 08180-010.

JULY 09
09 am – 12 am | TRAVESSIAS
Cycling Tour and Inauguration of the Cyclotourist Route – Neighborhood Plan of Jardim Pantanal
Guest: Rogério Rai.
Registration through the Architecture Biennale website.
Meeting Point: Estação Itaim Paulista da CPTM – Linha 12 Safira (on the exit to Rua Cordão de São Francisco).